Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quinta - 17 de Dezembro de 2015 às 10:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Na tarde da ultima terça-feira (16.12), 11 internos tentaram fugir da Penitenciária Central do Estado (PCE). Agentes descobriram um túnel que levava até o pátio da Unidade. A ação foi imediatamente contida pelos servidores penitenciários e pelo Grupo de Intervenção Rápida (GIR).

De acordo com o diretor da PCE, Roberval Barros, identificada a movimentação, os agentes colocaram em prática os procedimentos para esse tipo ocorrência, isolando os evolvidos em uma cela para perícia.

“A situação foi contornada em menos de um minuto e adotadas as práticas de segurança cabíveis. Importante ressaltar que os agentes são habilitados para o uso diferenciado da força, visando cumprir com as obrigações legais e garantir, de forma plena, o princípio da dignidade da pessoa humana".

Os internos envolvidos na tentativa de fuga responderão Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e poderão ter sua pena aumentada entre seis meses e um ano, com agravamento pelos danos causados na cela, que caracterizam depredação de patrimônio público.

O trabalho executado pelos agentes penitenciários é o resultado de uma equipe focada no alto desempenho, e a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), visando a qualificação desses servidores, tem realizado diversas capacitações em 2015 pelo Programa de Modernização do Sistema Penitenciário. O pensamento da atual gestão é atender as demandas das unidades, proporcionando uma formação igualitária, competente e eficaz.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4299/visualizar/