As ações estão incluídas no caderno de projetos, denominado “Abrindo Caminhos”, que visam dar maior fluidez ao tráfego, além de proporcionar maior segurança a motoristas e pedestres. As intervenções no trânsito consistem na implantação de sinalizações verticais e horizontais (que incluem as faixas), sistemas viários binários, inversões de vias, readequação viária e reprogramações semafóricas.
Um dos últimos bairros a receber os serviços de sinalização horizontal, principalmente a implantação de faixas de pedestres, foi o Jardim Santa Isabel. As faixas foram implantadas nas principais vias, como na Avenida Daliberto Ferreira Costa e na frente das escolas municipais. Ranulpho Paes de Barros, Maria Eunice Duarte de Barros e Presidente Tancredo de Almeida Neves, o que aumenta a segurança dos alunos na hora da travessia.
Segundo o técnico de Infraestrutura e Manutenção da Escola Municipal Professor Ranulpho Paes de Barros, Gastão da Costa Campos, com a faixa de pedestre os motoristas são mais conscientes. “Sem a faixa, faltava o respeito. As crianças tinham que esperar a boa vontade do motorista para atravessar. Agora, aumentou a segurança, a faixa ajuda muito”, disse Gastão, que trabalha na escola há 15 anos.
“Faixa de pedestre é um processo contínuo. Não tem uma semana que a secretaria passe sem fazer implantação ou revitalização”, afirma o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França. A prioridade para a instalação das faixas é nos entornos das escolas, perto de shoppings, em centros comerciais, igrejas, regiões onde ocorre atendimento médico-hospitalar, enfim, em locais de grande fluxo de pedestres.
Em setembro passado, durante a Semana Nacional de Trânsito, a Secretaria de Mobilidade Urbana e o Detran-MT (Departamento Estadual de Trânsito) distribuíram folhetos e cartilhas alusivos ao tema da campanha deste ano: “Seja você a mudança no trânsito”. As mensagens exortam os motoristas a respeitarem a velocidade, prestarem atenção nos cruzamentos e faixas de pedestre e não estacionarem nas calçadas. A recomendação para o pedestre é que procure ser visto, estenda a mão pedindo a travessia, esteja atento às calçadas com entrada e saída de veículos.
Agente Mirim
O secretário Thiago França destaca também que esse trabalho do uso correto das faixas tem sido levado para as escolas por meio do projeto Agente Mirim de Trânsito, que já capacitou este ano 350 alunos de sete escolas (4 municipais, 2 particulares e 1 estadual) com idade entre 7 e 12 anos. “Os agentes de trânsito orientam e ensinam as crianças como é que devem fazer a travessia com segurança na faixa. Inclusive o projeto entrega o entorno da escola completamente sinalizada”, acrescentou.
Thiago França reconhece que em relação à sinalização muita coisa ainda precisa ser feita na cidade, que passou por um período conturbado, com intervenções por causa das obras da Copa do Mundo. “Temos recuperado e revitalizado várias sinalizações que a antiga Secopa fez a exemplo da Dom Bosco, 13 de Junho, Miguel Sutil, Joaquim Murtinho, Major Gama. Enfim, vários locais da região central onde a sinalização foi feita a frio, com uma baixa qualidade das tintas, que foram apagando e tiveram que ser refeitas”, disse o secretário.
Entre os bairros que receberam nos últimos dois meses obras de sinalização vertical e horizontal (incluindo faixas de pedestre), estão o Santa Rosa, Chácara dos Pinheiros, Jardim Primavera, Altos do Parque II, Praeiro e o Distrito Industrial. Vias na região do Goiabeiras também tiveram as sinalizações revitalizadas, além das ruas Corsino do Amarante e Marechal Zenóbio da Costa, que tiveram mudança nos sentidos. O Jardim Califórnia recebeu especificamente sinalização vertical, que era uma reivindicação da comunidade.