Programa de combate ao tabagismo livra recuperandos do vício
As aulas e palestras foram realizadas no interior da unidade, com acompanhamento dos agentes penitenciários e apoio dos funcionários do setor administrativo. O diretor do Centro, Charles Jeremy Almeida Castro, explica que a ação aconteceu entre os meses de outubro e novembro. “Durante a implementação do programa antitabagismo, semanalmente os recuperandos tiveram acompanhamento médico e psicológico; todos os participantes receberam medicamentos e adesivos de nicotina”.
Charles Castro destaca que muitos dos que participaram do programa largaram o hábito do fumo. “Contribuir para a recuperação não só social do detento, mas de sua saúde física e mental: é isto que procuramos fazer”.
A secretaria adjunta de Administração Penitenciária da Sejudh promove diversas ações voltadas para a saúde do homem em diversas unidades prisionais.
Saúde e trabalho
Como parte das ações promovidas pela diretoria na busca da reintegração social dos apenados foram realizados, durante todo o mês de novembro, testes rápidos para detecção de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Os exames foram feitos em todos os 88 recuperandos da unidade.
Em outra frente, a direção da unidade realizará em dezembro dois cursos: um de aulas de violão e o outro de ceramista. Cada um contará com duração de 300 horas/aula. O número máximo de participantes (20 alunos em cada) foi atingido.