Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 15 de Dezembro de 2015 às 14:29
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Agentes penitenciários e servidores administrativos da Cadeia Pública de São Félix do Araguaia (1.134 km de Cuiabá) participaram de um seminário em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos. Na oportunidade, autoridades do município foram convidadas a participar e refletir sobre o processo de humanização do Sistema Penitenciário de Mato Grosso (Sispen-MT).

O trabalho desenvolvido pela diretoria da unidade integra ações de duas adjuntas da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh): a Adjunta de Administração Penitenciária (Saap) e de Direitos Humanos (SADH). Segundo o diretor da cadeia, George Arruda, o trabalho realizado pela Saap é diretamente ligado aos assuntos tratados pela Adjunta de Direitos Humanos.

“Trabalhamos diretamente com essa questão [Direitos Humanos], portanto resolvemos realizar este evento envolvendo as autoridades do município, onde debatemos a humanização nos presídios, intra e extramuro”, disse Arruda em entrevista para a assessoria de Comunicação do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado de Mato Grosso (Sindspen-MT).

O diretor da unidade penal ressaltou que diversas autoridades marcaram presença no seminário, ocorrido no auditório do Ministério Público. “Conseguimos sensibilizar nossas autoridades e representantes do Fórum, Ministério Público, Conselho da Comunidade e sociedade organizada”.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

No dia 10 de dezembro, o secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Márcio Dorilêo, recebeu das mãos do defensor público Roberto Tadeu Vaz Curvo, presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CEDDPH), o Plano Estadual de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso.

O secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, agradeceu o empenho do presidente e de toda a equipe do Conselho, da secretária Executiva dos Conselhos, Maika Regiane Galvão, e de todos os envolvidos no processo. “Só tenho a agradecer o trabalho executado por todos vocês, que estão sempre atentos, sempre buscando aprimorar os serviços ofertados à população”.

O plano foi entregue justamente no dia em que se comemorava 67 anos da proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) pela Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris, ocorrida em 10 de dezembro de 1948. O documento é um marco na história dos Direitos Humanos.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4354/visualizar/