Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
Com estoque vazio, Hemocentro pede doações
Há dez dias para as festividades de fim de ano, o Hemocentro de Cuiabá registra menos da metade de doadores do que durante o ano inteiro, o que compromete o abastecimento para os leitos do SUS e hospitais conveniados. Nesse período a unidade trabalha com estoque – considerado crítico. A maior necessidade é de doadores do tipo “AB” positivo e os de fator “RH” negativo, que são incidentes na população mato-grossense.
Segundo a diretora do Hemocentro, Eliane Curvo, a média de doação diária antes desse período de festa é entre 50 a 100 pessoas, mas atualmente o número de doadores não passa de 40.
De acordo com o setor de Assistência de Captação de Doadores do Hemocentro, a unidade abastece os hospitais São Benedito e Júlio Muller e os Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Apesar de ser o único banco de sangue público do estado, o Hemocentro também atende os hospitais particulares.
Mato Grosso possui 29 Unidades de Coleta de Transfusão – chamadas UCT e 15 Agências Transfusionais, AT, considerado pouco para a demanda do estado.
Para doar, basta ir até o MT-Hemocentro, em Cuiabá. O local fica na Rua 13 de Junho, 1055, no bairro Centro Sul. O horário de atendimento de segunda à sexta-feira, entre 7h e 18h, e ao sábados das 7h às 17h30. Para efetuar a doação, é preciso ter entre 16 e 69 anos e estar com boa saúde.
URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4362/visualizar/