Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Terça - 15 de Dezembro de 2015 às 09:26
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 Estabelecer elo com a cultura mato-grossense e cultura afrodescendente, bem como promover a socialização e integração dos adolescentes e servidores do Socioeducativo de Cuiabá. Este é o objetivo do projeto Festival das Culturas, evento que a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) realiza nos dias 16 e 17 de dezembro, no Centro de Atendimento Socioeducativo de Cuiabá (Case), conhecido como Complexo Pomeri.

A professora da Unidade de Internação Masculina, Rosane Fátima Garcia Sabala, explica que o Festival das Culturas promoverá a integração dos adolescentes com as várias manifestações culturais regionais, de modo a colaborar para que estes ampliem sua visão de mundo, valorizem as diferentes manifestações culturais. “O Festival das Culturas será promovido através de parcerias com instituições públicas e privadas, tendo como coordenadora a Unidade de Internação Masculina e Escola Estadual Meninos do Futuro”.

O gerente do Centro de Atendimento Socioeducativo de Internação Masculina, Benedito Duel Balduína, diz que serão realizadas ações com diferentes linguagens artísticas, possibilitando aos internos uma nova perspectiva de vida, socialização e sensibilização. “Algo que, em muitos casos, pode ser a porta que se abre como possibilidade de mercado de trabalho e produção artística”.

A superintendente do Socioeducativo, Anna Marcia Cunha, esclarece que é preciso identificar, conhecer e aprender a respeitar as especificidades da cultura afro-brasileira e mato-grossense; reconhecer as diferenças nas formas da vivência humana presente nas diferentes manifestações culturais na realidade de cada adolescente; assim como aceitar as diferenças sociais e étnico-raciais e suas manifestações para possibilitar uma vivência pacífica com as comunidades próximas ou distantes no tempo e no espaço.

As ações serão de diferentes formas de expressão e/ou manifestação como música, teatro, artes visuais, dança, entre outros. O resultado deste trabalho faz com que o socioeducativo seja um espaço mais acolhedor, integrador, crítico, dinâmico, criativo e construtor de um aprendizado não meramente teórico, mas também realizado por meio de vivência, experiência, parceria e confiança entre os envolvidos no processo.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4370/visualizar/