Recuperando participa de curso e é contratado após sair da cadeia
“Esse curso teve início dia 25 de setembro e terminou 08 de dezembro com duração de 200 horas/aula. Vinte recuperandos foram capacitados, e isto é um orgulho pra nós; adiante, fico feliz em ver que um deles já saiu empregado, com contrato, e que agora vai voltar a cuidar dos filhos e da esposa, vai voltar a ter uma família e participar da sociedade”, disse a diretora da Cadeia, Luciana Francisca da Silva, emocionada com a vitória, que segundo ela, é compartilhada entre todos.
“A vitória é de todos os agentes penitenciários, do pessoal da administração, da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, dos recuperandos e de seus familiares”, conta a responsável pela gestão da unidade penitenciária. E a cada dia, mais situações semelhantes a que aconteceu na vida de Jefferson se tornam comuns na história de homens e mulheres que estão cumprindo pena no Sistema Penitenciário (Sispen).
“Muitos dos recuperandos que participam dos cursos de qualificação e estão para sair são aproveitados pelo mercado de trabalho; conseguimos realizar parcerias com prefeituras e empresas privadas que aproveitam essa mão de obra, que já sai da unidade qualificada”, explica o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Luiz Fabrício Vieira Neto.
Segundo o gestor, estes trabalhadores mostram mais vontade na hora de cumprir com seus deveres, pois querem mostrar à sociedade que realmente estão recuperados, e que já podem voltar ao convívio social.