Equipe técnica garante organização dos jogos estudantis
Eles são responsáveis pela a confecção das tabelas, boletins, transporte da equipe, elaboração de relatórios, enfim, por toda logística operacional que faz movimentar a competição. Pintou algum problema, deu goteira no ginásio, está faltando enfermeira no campo, eles estão lá para resolver a situação.
Ao todo são 14 funcionários da secretaria adjunta de Estado de Esporte Lazer do Estado envolvidos na realização dos jogos. Para organizar os trabalhos eles montaram um “QG” em Campo Novo do Parecis, que é o Centro de Comando de Operações (CCO) – um porto seguro para os técnicos das equipes. É no CCO que, durante todo o dia, estão professores e atletas atrás das tabelas e de informações gerais, como dúvidas sobre o regulamento dos jogos.
Na coordenação das operações estão Alexandre Moreno e Wilson Anacleto Viana – respectivamente, secretário e diretor técnico dos jogos estudantis. Eles chegam ao CCO por volta das oito horas da manhã. Cumprimentam rapidamente o pessoal e seguem direto para o computador.
Sobre a mesa de Wilson ficam uma infinidade de papéis e pastas, como as súmulas das seis modalidades do estudantil (basquete, futsal, handebol, vôlei, futebol de campo e atletismo). E as informações não param de chegar das equipes externas que ficam nos locais da competição. “Esse aqui é primeiro boletim dos jogos, que contêm, por exemplo, informações sobre a quantidade de municípios participantes do estadual”, disse Wilson ao mostrar a documentação. Todo esse material é catalogado por Alexandre e Wilson, que elaboram os boletins diários da competição.
Nas quadras e nos campos de futebol ficam os coordenadores de cada modalidade acompanhando o desenvolvimento das partidas e atentos para qualquer situação fora do normal. Eles também observam o nível técnico das equipes. No futsal, por exemplo, o coordenador Carlos Fernandes destacou o equilíbrio técnico entre os jogadores. “Aqui não tem partida ruim. Todos os jogos são interessantes de se observar por causa da habilidade e aplicação tática das equipes”. Os outros coordenadores são: Marilene Ferreira Souza (handebol), Alex Ferreira Alves (basquete), Thiago Advair Santos Batista Cabral (vôlei) e Hélio Machado (futebol de campo).
O coordenador do atletismo é Cid dos Anjos Costa Filho. Além de pensar em toda logística da modalidade, Cid é o ‘brincalhão’ da turma, cuja habilidade especial é a facilidade para arranjar apelidos para os colegas: “Zé Colméia” e “Grade Búfalo da Pena Pequena” são alguns exemplos que saem da cabeça criativa dele.
Yslan Rosa Novais é o coordenador de transporte da equipe, sempre de prontidão para levar e buscar os coordenadores nos locais de competições. Já Alberto, da Secretaria de Educação (Seduc) é o responsável por observar a parte pedagógica e educacional dos jogos estudantis.
“Olha, fizeram uma reclamação do refeitório dos estudantes que está com problemas de superlotação. Temos que dar uma olhada nisso hoje à noite”. Essa é a fala de Manoel Luiz da Fonseca, o coordenador geral dos jogos estudantis. Todo dia ele recebe alguma demanda desse tipo. Cabe a ele conversar com a sua equipe e pensar nas melhores saídas para os problemas.
Manoel também é a figura que está em contato direto com os técnicos das equipes ouvindo os reclames e as sugestões para a melhoria dos jogos. Ele, inclusive, esteve à frente do Congresso Técnico que discutiu um novo formato para o estadual.
Essa equipe animada, profissional e muito competente permanece em Campo Novo do Parecis até sexta-feira (11), quando a competição acaba. Os jogos estudantis prosseguem nesta terça (08), com partidas que definirão os classificados para a fase final da maior competição escolar de Mato Grosso.
Comissão técnica dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais 2015 (fase estadual):
- Coordenador Geral: Manoel Luiz da Fonseca Filho
- Coordenação Administrativa: Ademar Joaquim dos Santos e Alberto Alexandre Junior
- Diretor técnico: Alexandre Moreno
- Secretário Geral: Wilson Anacleto Viana
- Coordenador de Voleibol: Thiago Advair Santos Batista Cabral
- Coordenador de futsal: Carlos Fernandes Moreira da Silva
- Coordenadora de handebol: Marilene Ferreira Souza
- Coordenador de basquetebol: Alex Ferreira Alves
- Coordenador de atletismo: Cid dos Anjos Costa Filho
- Coordenador de transporte: Yslan Rosa Novais
- Coordenador operacional e infraestrutura: Arduino José de Almeida
- Motorista da Seduc - Laurentino Milhomens