Profissionais da Saúde concluem curso de Gestão do Trabalho e Educação
O secretário de Saúde, Eduardo Bermudez, destacou a importância de qualificar o servidor e oferecer um serviço de qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele acrescentou que a finalidade é gerar conhecimento e estimular os participantes a se envolverem com a comunidade em que atuam. “Acredito que poderemos melhorar a articulação entre os serviços multiprofissionais e potencializar nossas ações voltadas para a melhoria da saúde da população”, disse o secretário.
Coordenadora Nacional do Curso pela UFRN, Janete Castro, aponta que “a gestão de trabalho atua como uma área de recursos humanos em saúde”. Ela explica que, “diante do papel de definir o quantitativo e os profissionais que atuarão dentro de um serviço de saúde, os trabalhadores desse setor precisam entender o funcionamento do SUS para que a oferta dos serviços se mantenha dentro dos princípios desse sistema”.
A superintendente de gestão de pessoa da SES, Dal Isa Sguarezi, parabenizou os especializandos. “Esse é um curso ousado, que estimula questionamentos e reflexões sobre a prática em saúde”, afirmou. Participaram servidores da SES, dos Escritórios Regionais e dos municípios do estado.
Segundo a coordenadora local da especialização, Silvia Aparecida Tomaz, ao longo de um ano, os alunos se empenharam para ampliar seus conhecimentos e entender o papel da gestão do trabalho no SUS. “Para os servidores que atuam diretamente na saúde, o curso destaca o papel de cada setor e a importância da atuação conjunta entre a área da gestão do trabalho e a área operacional, que pensa nas estratégias e na execução de ações”, define ela.
Durante a solenidade, começaram as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) que segue até quinta-feira (10).