Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 08 de Dezembro de 2015 às 11:33
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria Adjunta de Estado de Esporte e Lazer promoveu no último fim de semana o Congresso Técnico dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais 2015 - etapa estadual. O evento, que reuniu técnicos, dirigentes, professores e chefes de delegações, faz parte da programação dos jogos que acontecem em Campo Novo do Parecis. O objetivo foi apresentar a proposta de mudança no sistema dos jogos, com a intenção de nivelar a competição.

De acordo com o coordenador geral dos Jogos Estudantis, Maonel Fonseca, o evento precisa ter um olhar pedagógico, no sentido de valorizar todos os estudantes. Para isso, a Secretaria Adjunta de Esporte e Lazer pensou em um projeto de reestruturação, em que a competição seria divida em categorias. Isso, além de equilibrar a competição, também premiaria mais equipes.

No atual formato somente três equipes são premiadas em cada categoria. No formato proposto, seriam pelo menos nove premiações por categoria. “Os esporte não pode destruir, por mais que seja uma competição. Quando num jogo de handebol uma equipe aplica 31 a 0 sobre a outra esse resultado é muito frustrante para os alunos que perderam. Isso, pedagogicamente falando, está totalmente errado e é uma falha que precisamos corrigir”, ressaltou Fonseca.

Ele detalhou que, no novo formato, os times seriam divididos em categorias. Com isso as equipes menores, que estão se estruturando, subiriam de nível gradativamente até chegarem à categoria “A”. Assim, as 10 etapas regionais seriam fundidas em uma grande competição estadual. Dessa forma, cada modalidade dos jogos seria feita em um município.

“Pegamos o basquete, por exemplo. Seria uma semana inteira focado na modalidade. Com isso teríamos tempo para trabalhar outra parte importante dos jogos, que é a capacitação dos técnicos, com a realização de cursos e palestras para o aperfeiçoamento desses profissionais”, defendeu Fonseca.

O secretário adjunto de Estado de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, que também esteve presente no congresso, pediu que os técnicos confiassem no projeto, que surgiu com a intenção de aprimorar os jogos estudantis. “Além disso, essa readequação virá para ajustar o calendário esportivo do estado, que em 2016 está apertado devido a uma série de competições, como as Olimpíadas e os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), que serão realizados em Cuiabá”, atentou Sinohara.

O coordenador dos Jogos Estudantis acrescentou que a intenção é fazer com que o estadual classifique as equipes para disputar uma competição fora de Mato Grosso. Atualmente, o evento que faz isso são os Jogos Escolares. A ideia é promover uma competição do Centro Oeste, que vai reunir os melhores times do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília. “Os outros Estados têm interesse nessa proposta, mas isso tem que ser construído gradativamente”, ponderou Fonseca.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4514/visualizar/