Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TURISMO
Terça - 22 de Março de 2022 às 14:34
Por: Redação TA c/ Seciteci-MT

    Imprimir


 Foto: SECITECI/MT
Foto: SECITECI/MT

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), lançou no sábado (19.03), durante o aniversário de 270 anos de Vila Bela da Santíssima Trindade, o primeiro Curso Técnico de Guia de Turismo Nacional a ser realizado em Mato Grosso. O lançamento foi feito no Palácio dos Capitães-Generais e fez parte das festividades alusivas ao aniversário do município.

A relevância da primeira capital do Estado, fundada em 1752, traz consigo uma série de elementos culturais e de forte apelo turístico, que enche de simbolismo e marca a formação da primeira turma de Guia de Turismo, nas categorias Regional e Excursionista Nacional.

O curso é uma realização do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Vila Bela da Santíssima Trindade, Instituto de Natureza e Turismo – Pronatur, e emenda parlamentar do deputado estadual Dr. Gimenez.

No total, serão ofertadas 20 vagas para formação dos condutores ligados a Associação de Turismo ‘Caminho das Águas’ (ATCA), que após a conclusão do curso estarão habilitados na Categoria Guia de Turismo de Excursão Nacional e aptos a atuar em todo o território brasileiro. O curso será ministrado pela Escola Técnica Estadual (ETE) de Diamantino, que possui expertise na formação de guias e condutores. A coordenação pedagógica está à cargo da Turismóloga e Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública, professora Bruna Figueiredo (Seciteci).

“O Governo do Estado não só acatou um pedido do município para a formação profissional dos guias, como vai implementar a formação da primeira turma mato-grossense de guias na categoria nacional. É um privilégio estarmos aqui, no dia em que Vila Bela da Santíssima Trindade completa 270 anos, para trazer qualificação profissional aos nossos condutores que após formados terão maior oportunidade de emprego e renda. Condição que irá agregar valor às iniciativas turísticas e culturais da região”, enfatizou o secretário da Seciteci, Nilton Borgato.

O curso terá duração média de 10 meses, cerca de 200 dias letivos, com aulas noturnas de segunda a sexta-feira, e aulas de campo aos finais de semana. Entre as práticas obrigatórias para conclusão do curso está a simulação de primeiros socorros, o citytour, o cumprimento de viagens à roteiros turísticos no estado e uma viagem nacional já definida para o município de Bonito (MS).

“Estamos muito felizes em receber mais esse grande presente para Vila Bela, e mais felizes ainda em saber que o nosso município terá a formação da primeira turma de guias de turismo para trabalhar em todo território brasileiro”, frisou o prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Dr. André Bringsken.

O Guia de Turismo é um profissional com atuação regulamentada pelo Decreto 947/93, atualizada pela Portaria do Ministério do Turismo (MTur) Nº 37/22021, podendo ser autônomo ou contratado por empresas de turismo. A formação profissional prepara para o exercício de atividades de acompanhamento, orientação e transmissão de informações a pessoas ou grupos, em visitas, excursões urbanas, municipais, estaduais, interestaduais, internacionais ou especializadas.

Também estiveram presentes ao lançamento o deputado estadual Dr. Gimenez; o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (Seciteci), Stéphano do Carmo; o vice-prefeito, Edvan Lopes; os vereadores Isaías Gonçalves, Edcley Lopes, Dalton Frazão, Maria das Neves, Edivaldo Pereira e Marcos Cleber, os secretários municipais Ednardo Marques (de Turismo) e Aldair Oliveira (de Igualdade Racial); a o presidente do Instituto de Natureza e Turismo (Pronatur), Wilker Wesley Arruda; a presidente da Associação de Turismo ‘Caminho das Águas’ (ATCA), Débora Cristina Pires; entre outras autoridades.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/46018/visualizar/