Esta medida adotada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) vai facilitar o acesso a Barão de Melgaço dos veículos que descem a Ferreira Mendes vindos da Rua Comandante Costa, evitando o congestionamento, principalmente nos horários de pico. A Rua Barão de Melgaço é uma via de tráfego intenso, pois permite a ligação com Várzea Grande por meio da Avenida Miguel Sutil.
A sinalização horizontal inclui pintura no asfalto, tachões e segregadores, indicando o estreitamento da Barão de Melgaço, que começa após o Restaurante Popular, pouco antes do cruzamento. A Ferreira Mendes também foi sinalizada antes do acesso a Barão de Melgaço.
De acordo com o secretário Thiago França, este modelo de conversões livres, à direita ou à esquerda, é adotado nos Estados Unidos, em países da Europa, e em várias cidades brasileiras, e ajuda a desafogar o trânsito, melhorando o tráfego dos veículos.
“Já fizemos isso na Avenida Marechal Deodoro com a Rua Major Arnaldo de Matos, na Avenida Brasília, e estamos fazendo estudos para implantar a conversão livre em outros pontos, como na Avenida do CPA, na saída do viaduto da Miguel Sutil. São medidas que ajudam a fluir melhor o tráfego”, explicou França.
Antes de instalar a sinalização horizontal neste trecho da Rua Barão de Melgaço, a Semob fez durante duas semanas experiências utilizando cones para separar as pistas. Agentes de trânsito também orientaram os motoristas no local.
A Semob orienta também os motoristas que logo após o cruzamento permaneçam na pista à esquerda até a lombada, obedecendo à sinalização indicada pelos tachões, não invadindo desta forma a pista a direita que está disponível para os motoristas que descem a Ferreira Mendes.