Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COMUNICAÇÃO
Sexta - 27 de Novembro de 2015 às 13:40
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Moderno e integrado, o novo portal do Governo do Estado de Mato Grosso, mt.gov.br, lançado nesta sexta-feira (27.11), irá facilitar a vida do cidadão mato-grossense ao disponibilizar uma série de serviços de utilidade pública em um ambiente simples e acessível. Além do novo site, o governo ainda lançou o aplicativo para dispositivos móveis MT Cidadão, que aproxima a população da gestão.

A ideia é que o cidadão só precise de um clique para consultar situação de ônibus de transporte de passageiros, consultar linhas e horários dos ônibus intermunicipais, além dos preços de passagens. Também será possível descobrir informações de veículos Departamento Estadual de Trânsito, consultar o IPVA e até mesmo emitir as guias para o pagamento, tudo por meio do Portal ou até mesmo na palma da mão, pelo App MT Cidadão.

Informações de Guias do Trânsito Animal (GTA), DAR (Documento de Arrecadação), andamento de processos Sistema E-Process Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz) e demandas na Ouvidoria do Estado também poderão ser realizadas pelo App de forma lógica e simples.

Conforme o governador Pedro Taques, o novo Portal é focado em três pontos centrais: cidadão, servidor e transparência. “Os gregos diziam que o cidadão tinha o direito de ter acesso, isso é um direito fundamental não precisa estar escrito na constituição. O servidor público, que é a maquina, que é o sangue, que é gente. Ele é muito importante porque é quem faz a máquina rodar. E transparência, pois temos que mostrar o que precisa e deve ser mostrado”.

Taques ressaltou que o site do governo precisa ser vivo e que hoje em dia a tecnologia possibilita que o mundo caiba na palma da mão, dentro dos smartphones, e que a população tem que ter a possibilidade de descobrir qualquer informação com o menor esforço possível, como por exemplo, saber os medicamentos que estão disponíveis na Farmácia de Alto Custo.

De acordo com o secretário de Estado de Comunicação, Jean Campos, um dos principais objetivos da atual gestão é criar uma administração participativa, mas para isso é necessários trazer o cidadão para dentro da administração e ele só fará isto se tiver acesso a informação. "Nós estamos divulgando os atos, as ações através das ferramentas web e temos potencializado muito essas ações durante o ano. Nós acreditamos que é uma ferramenta de unificar sentimentos, transformar a linguagem em cidadã e consequentemente trazer o cidadão cada vez mais próximo para a administração”.

Para Evaristo Fava, diretor do Centro de Processamento de Dados de Mato Grosso (Cepromat), empresa pública responsável pela transformação do site institucional do governo em Portal Integrado, a mudança foi uma solução estratégica e inovadora. “O Cepromat optou por uma plataforma tecnológica que permite a integração de todas as ações dentro do portal, por exemplo, quando tiver uma noticia de destaque de um determinado órgão, com apenas um clique você poderá ter acesso a diversos serviços citados ali”. Para o secretário de Planejamento, Marco Marrafon, o novo site representa uma mudança de pensamento e um passo para a instalação de um governo virtual.

Além do Portal e o governo também lançou o novo site da Secretaria de Agricultura Familiar e Assuntos Fundiários (Seaf). Até o final do ano outros 10 sites de secretarias serão reformulados e integrados a este novo sistema, para atender melhora as necessidades dos cidadãos.

Até o final do ano, uma série de serviços do Detran será disponibilizado no portal, até mesmo o agendamento de prova e testes.

O App MT Cidadão já está disponível para celulares e dispositivos móveis com o sistema operacional Android, de maneira gratuita. A expectativa é que a versão para IOS seja disponibilizada em breve.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/4669/visualizar/