Durante todo o ano, foram recorrentes as solicitações de assistidos que buscaram na iniciativa inovadora da Defensoria solução para casos de pensão alimentícia, divórcio consensual e litigioso, guarda
Defensoria Até Você encerra 2015 com mais de onze mil atendimentos
Em atividade desde março, o projeto percorreu 27 bairros da capital, quando o Defensor e sua equipe, que atua na Coordenadoria de Ações Comunitárias da Instituição, ofereceram aos moradores todo tipo de orientação e prestação jurisdicional de forma gratuita.
Durante todo o ano, foram recorrentes as solicitações de assistidos que buscaram na iniciativa inovadora da Defensoria solução para casos de pensão alimentícia, divórcio consensual e litigioso, guarda e retificação de registro civil, dentre outros casos.
Para Ademilson Linhares, o projeto é válido porque permite que o Defensor Público “vá ao encontro das comunidades mais excluídas da sociedade, levando cidadania às pessoas sem acesso à Justiça”. Em cada bairro por onde o “Defensoria Até Você” passa, a atuação é dividida em duas etapas: uma palestra com motivação cidadã para as crianças do ensino fundamental e o mutirão de assistência jurídica.
O Defensor Ademilson explica que as palestras foram incluídas no cronograma pois a formação do público infantil é vital para a conscientização da sociedade de seus direitos. Com o tema "Cidadania: Direitos e Deveres", as crianças aprendem de forma lúdica noções de trânsito, patrimônio público, respeito à família e autoridades, administração pública e cuidados com a saúde.
“Além de divulgarmos a Instituição nas comunidades que precisam, disseminamos informação às crianças sobre direitos e deveres, que são a base para transformar a sociedade em um lugar melhor. Não estamos apenas solucionando problemas, mas levando informações, o que muitas vezes pode até evitar demandas judiciais”, sintetizou.
Paiaguás
A última etapa do projeto aconteceu na Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud Curvo e obteve uma aprovação de 100% dos usuários, de acordo com a pesquisa de satisfação adotada pelo projeto, alcançando 89% de votos como “Excelente”.