Sindicato pede a Botelho fortalecimento dos servidores da área ambiental
Com o objetivo de aproximar os profissionais do meio ambiente com a Assembleia Legislativa, a diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos da Carreira dos Profissionais do Meio Ambiente do Estado de Mato Grosso [Sintema], recebeu o deputado estadual, Eduardo Botelho, para promover o elo e fortalecer o diálogo junto à entidade, que é composta por 428 associados e atua há mais de 25 anos em defesa do servidor ambiental.
Na reunião realizada, na terça-feira (13), na sede do sindicato na Morada do Ouro, em Cuiabá, discutiram melhorias aos servidores públicos ambientais. Encontro que selou a aproximação da classe ao Legislativo estadual.
O presidente do Sindicato, Carlos Augusto Gomes de Oliveira, entregou uma carta de intenções a Botelho e ressaltou a necessidade de aproximação com Casa de Leis para que as ações da categoria avancem.
“Precisamos criar uma relacionamento sustentável, não pontual, e isso demanda tempo. Nossa pauta é abrangente, sobre o servidor público, que hoje a sociedade culpa pelas falhas no serviço público. Precisamos trabalhar para desconstruir essa imagem, pois o servidor faz parte do estado e a máquina pública vai bem quando a prestação de serviço vai bem”, pontuou Carlos Augusto.
O assessor jurídico do Sindicato, Bruno Álvares, explicou que dentre as reivindicações, na carta de intenções alerta sobre a Proposta de Emenda à Constituição [PEC] 32/20, que trata da reforma administrativa no serviço público.
“Essa PEC representa o enfraquecimento das categorias que atuam em prol da sociedade. Os servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente [Sema] exercem a atividade de fiscalização ambiental, com poder de polícia, com prerrogativa de aplicar multas, apreender maquinários e mercadorias, essa atuação normalmente ocorre em locais ermos, longe de grandes centros, que não garantem sua integridade física. Por isso, o Sintema defende que os servidores do meio ambiente sejam considerados da segurança pública. Isso dará segurança ao servidor, gerando a necessidade de aperfeiçoamento dos órgãos de controle e fiscalização ambiental em todo país. É um tema tão importante para um estado que vive do agronegócio como Mato Grosso”, disse Álvares.
O deputado Eduardo Botelho recebeu a Carta de Instruções e destacou o seu trabalho para retomar a economia estadual. “Passamos por um momento que precisava fazer ajustes no estado para que a máquina pública voltasse a funcionar, desde condições de trabalho para o servidor, como as obras de Infraestrutura no estado. Com isso, em 2019 realizamos algumas adaptações para melhorar a arrecadação do estado, mas outros ajustes são necessários para promover o desenvolvimento e equilíbrio em Mato Grosso”.
O deputado também destacou a ação da entidade em procurar apoio na Assembleia Legislativa. “O Sindicato está no caminho certo em procurar à Assembleia para discutir as necessidades dos servidores. Dessa forma a instituição poderá ter sucesso nas suas reivindicações”, afirmou Botelho.