Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 05 de Outubro de 2022 às 22:45
Por: Redação TA c/ Secom-VG

    Imprimir


Mariney Maria de Macedo, 27 anos, moradora do bairro Maringá, para garantir a sua inscrição na terceira turma do curso de ‘técnico de enfermagem' da Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, chegou à Secretaria de Assistência Social ainda na manhã de ontem (04) e foi a primeira da fila. Ela relata a vontade de realizar o curso, mas sem condições financeiras de custear os estudos, viu no Programa Qualifica + VG uma oportunidade de realizar seu sonho.

“Sabendo que seriam 30 vagas e o processo de inscrições era por meio de ordem de chegada, resolvi me dedicar e arriscar a sorte. Sabia que teria pela frente horas de espera, mas não me assustei e vim para a sede da secretaria para garantir a minha vaga e, graças a Deus consegui fazer a minha inscrição”, comemorou.

Mariney Macedo elogiou a condução do processo de inscrição e a organização da equipe que atuou no trabalho de inscrição. “Tudo perfeito e a Prefeitura Municipal de Várzea Grande está de parabéns por oferecer esse curso, que vai abrir oportunidades para pessoas como eu, que não tem condições de pagar pela capacitação técnica, mas que tem a vontade de trabalhar neste setor. Quero também agradecer a secretária de Assistência, Ana Cristina Vieira que abriu as portas da secretaria e nos deixou passar a noite no local, contou com um segurança e nos ofereceu água, café e as instalações do espaço físico para que pudéssemos usar. Ela (a secretária) esteve durante a noite também oferecendo ajuda e suporte para as pessoas que se encontravam no local”, destacou.

O coordenador do núcleo de Qualificação Profissional, Jovanil Flores da Silva, disse que era esperado para o terceiro grupo do curso técnico de enfermagem, um número recorde de inscritos. “Este é um dos cursos com maior procura e nós estamos felizes em poder oferecer para a população de Várzea Grande essa oportunidade. Noventa alunos participarão de forma gratuita desse curso que tem sido referenciado em todo o país. Várzea Grande com certeza é um dos municípios que mais tem investido em capacitação profissional, tanto que hoje temos em atividade, 111 cursos, e com projeção de realizarmos até o final do ano 200 cursos”.

Jovanil Flores disse ainda que a população deve estar atenta aos demais cursos que estão sendo oferecidos por Várzea Grande e pelo SENAC e que estão ainda com inscrições abertas. “É importante que vocês procurem os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), de sua localidade, para ter informações dos cursos que estão disponíveis em sua região. Temos vagas para vários setores, e uma delas pode ser de sua preferência”, completou.

A titular da pasta Ana Cristina Vieira reafirma que todo o processo de inscrição foi feito dentro da legalidade e primando pela lisura. “Essa transparência no processo de inscrição possibilitou que o município de Várzea Grande fosse contemplado com três turmas para o curso de técnico de enfermagem, o que demonstra não somente engajamento de nossa equipe de trabalho, bem como da demanda existente para este setor. No início era apenas uma turma de 30 vagas, e conseguimos aumentar vagas e abrir três turmas, beneficiando 90 pessoas, que em breve atuarão no mercado de trabalho”.

A secretária afiançou ainda que o curso de técnico de enfermagem tem duração de dois anos, e que neste período os alunos terão a chance de se aperfeiçoar em um dos setores que têm tido ampla procura e valorização profissional, uma vez que o curso está em evidência diante de projetos de leis que estão em trâmites, no Congresso Nacional, que visa a valorização dessa classe de trabalhadores, o que despertou uma procura e interesse pela profissão.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/47095/visualizar/