Segunda parcela do IPTU vence na próxima semana
Neste ano, a prefeitura lançou R$ 182 milhões do imposto com as alíquotas iguais às do ano passado, sendo 0,4% no caso de Imposto Predial e 2% de Imposto Territorial. No entanto, a Secretaria Municipal de Fazenda registrou índice de 44% de inadimplência e o município deixou de arrecadar pouco mais de R$ 88 milhões.
Agora, a expectativa é de que 10% dos inadimplentes regularizem a situação, de acordo com o secretário de Fazenda, Pascoal Santullo Neto. “O reparcelamento é mais uma oportunidade para o contribuinte regularizar a situação, ao mesmo tempo em que buscamos melhorar a receita deste imposto que é a principal fonte de arrecadação e que permite à prefeitura realizar novos investimentos”, afirma.
Os contribuintes podem retirar as guias para pagamento do IPTU reparcelado pela internet no site do IPTU, ou presencialmente, na Loja de Atendimento ao Cidadão, no Palácio Alencastro.
Para emitir pela internet, o contribuinte precisa ter em mãos o número da inscrição do IPTU constante na frente do carnê, ou em qualquer guia do imóvel, no espaço superior direito.
Conforme o decreto que estabeleceu o reparcelamento, a última parcela deverá ser paga até o dia 29 de dezembro. Esta é a última chance do contiribuinte regularizar a situação e evitar que seu nome e débitos sejam encaminhados à lista da dívida ativa do município.