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CIDADANIA
Quinta - 19 de Janeiro de 2023 às 13:31
Por: Redação TA c/ Secom-VG

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Secom-VG
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A Secretaria de Assistência Social de Várzea Grande realiza, anualmente, a busca ativa das famílias que estão há mais de dois anos sem fazer a atualização do Cadastro Único, para que possam confirmar os dados e as informações que constam no documento. Muitos deixam de informar sobre mudança de endereço, telefone e outras informações necessárias, o que inviabiliza o trabalho das equipes da secretaria de Assistência, quando tentam fazer contato com o usuário, comprometendo a busca ativa.

“Muitas famílias só procuram os postos de atendimentos dos Centros de Referência em Assistência Social, bem como a sede da secretaria, quando ocorre a suspensão ou bloqueio do benefício, por isso a importância de estarem com os dados cadastrais devidamente atualizados”, alertou a titular da pasta, Ana Cristina Vieira, informando que em Várzea Grande 71 mil famílias estão inseridas no Cadastro Único e destas 51 mil estão com atualização dos dados cadastrais em dia.

A secretária informa que todos os Centros de Referência em Assistência Social estão fazendo a atualização cadastral, por isso se o beneficiário teve alguma alteração de endereço ou telefone para contato, que procure uma das unidades dos CRAS para que possam reorganizar os seus dados. “Essas informações são necessárias uma vez que o Cadastro Único ou CadÚnico é o sistema de dados usado pelo governo federal para fazer a inclusão ou exclusão de pessoas em programas sociais de auxílio financeiro.

Ana Cristina lembrou que no ano passado o Ministério da Cidadania escalonou o processo de revisão cadastral dos beneficiários que haviam atualizados os cadastros nos anos de 2016 e 2017, e que em função da pandemia da Covid-19 deixaram de fazer a revisão nos anos posteriores.

“Essa ação provocou uma grande movimentação nos nossos centros, e para que isso não aconteça é importante que os beneficiários procurem as nossas unidades para atualização ou inscrição cadastral. Um dos critérios para o recebimento de benefícios é que as famílias precisam estar inscritas no Cadastro Único”.

A gestora lembrou ainda que as famílias que realizam anualmente a revisão dos dados cadastrais, não necessitam se deslocar aos CRAS para fazer a atualização. “Somente quem estiver há mais de dois anos sem atualizar o cadastro deve procurar uma unidade do CRAS ou a sede da secretaria para resolver a pendência”.

Posto de atendimento: Várzea Grande possui quatro Centros de Referência em Assistência Social, que estão localizados em regiões estratégicas do município. Confira os locais:

Região Norte – CRAS Jardim Glória: Rua Domingos de Campos s/n

Telefone: 3688.3165

Gerente: Dandarra de Moraes Varella

Região Sul - CRAS Santa Maria: Rua Santa Edwiges s/n

Telefone: 3688.3891

Gerente: Ionice Feliciano Ribeiro

Região Leste – CRAS Cristo Rei: Rua Professora Isabel Pinto s/n

Telefone: 3688.3606

Gerente: Lucilene da Silva Amaral

Região Oeste – CRAS São Mateus: Rua 20, lote 17 e 18, esquina com a Filinto Müller.





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