Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 15 de Fevereiro de 2023 às 19:06
Por: Redação TA c/ Sicom CBA

    Imprimir


Luiz Alves
Luiz Alves

O vice-prefeito de Cuiabá e secretário municipal de Obras Públicas, José Roberto Stopa, o diretor-geral da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) , Júnior Leite, e o diretor da Defesa Civil Municipal, José Pedro Zanetti, realizaram na tarde desta quarta-feira (15), uma inspeção em toda a extensão da Orla do Porto I. Por determinação do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, os trabalhos terão início em prazo de 20 dias. A primeira etapa será a completa substituição do piso, que não é adequado para o local. Posteriormente, será feita a completa revitalização e requalificação, incluindo o reforço no muro de gabião.

A obra, entregue em 2016, é anterior a gestão Emanuel Pinheiro, e apresenta problemas desde a sua entrega. Nesta semana, parte do piso apresentou rachaduras.

Por medida preventiva, alguns trechos da Orla do Porto I serão interditados, mas não haverá suspensão da visitação ao espaço. “Não iremos interditar a Orla completamente. A Defesa Civil nos acompanhou nesta vistoria e também está identificando os pontos de maior risco e aqueles que podem ser usados com segurança. Reforço, mais uma vez, de que não existe nenhum diagnóstico de uma situação alarmante, mas por segurança e precaução, vamos delimitar alguns perímetros”, explicou Leite.

Ele reforçou ainda que a interdição, somente de alguns trechos, começará já na próxima segunda-feira (20) e, na sequência, será emitida a ordem de trabalho para a execução da limpeza, até para que a empresa de engenharia inicie o trabalho.

O secretário de Obras, José Roberto Stopa, explicou que o projeto será executado em duas fases. A primeira irá compreender a região em frente ao Museu do Rio onde a intervenção será um pouco maior, mas com total segurança e permanência da visitação ao Museu do Rio, assim como o restaurante tradicional que ali funciona.

Já a segunda etapa, compreenderá a região do Aquário Municipal. Ele pondera que é necessário requalificar o muro de gabião evitando que a situação se agrave.

“É necessário esclarecer que a obra apresenta problemas de origem. Agora, cabe a atual gestão fazer a recuperação e entregar uma obra com materiais de qualidade, assim como fizemos na Orla do Porto II, entregue no mês de novembrro de 2022. A Secretaria de Obras ficará com a reforma estrutural, e a Limpurb toda o processo de limpeza e intervenção dos trechos", finalizou Stopa.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/47809/visualizar/