Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 12 de Maio de 2023 às 23:19
Por: Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Deputado Carlos Avallone (PSDB) e deputado Lúdio Cabral
Deputado Carlos Avallone (PSDB) e deputado Lúdio Cabral

A Assembleia Legislativa realiza na segunda-feira (15) uma audiência pública para discutir os desafios da política estadual de saúde mental. A iniciativa reúne a Câmara Setorial Temática da Saúde Mental, presidida pelo deputado Carlos Avallone (PSDB) e a Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social da ALMT, presidida pelo deputado Lúdio Cabral (PT).

O objetivo é oportunizar o debate sobre esta questão que afeta toda a comunidade, o aumento dos problemas de saúde mental no pós-pandemia. A CST discute também a necessidade de incluir psicólogos e assistentes sociais nas equipes que atuam nas escolas públicas, para prevenir casos de bullying e violência. A intenção é apressar a regulamentação no estado da lei federal 13.935 promulgada em 2019, que determina a presença destes profissionais na rede pública educacional de todos os estados.

A CST Saúde Mental reúne profissionais e gestores da saúde pública, gestores universitários, assessores parlamentares, defensores públicos, juízes e promotores de Justiça que lidam com a questão.

Dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelam que Mato Grosso tem 205 mil pessoas diagnosticadas com depressão. Desse total, segundo a pesquisa, 165 mil são mulheres e 40 mil homens. Em 2019, foi estimado que 10,2% da população brasileira acima de 18 anos tinha recebido diagnóstico de depressão por profissional de saúde mental.

Nos últimos anos, as doenças mentais tiveram um aumento considerável. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo e o quinto mais depressivo. Mesmo assim, boa parte dessas pessoas não possui assistência médica adequada quanto à saúde mental, especialmente os que dependem da rede pública.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/48225/visualizar/