Aprovados em seletiva devem entregar documentação para inscrição no processo eleitoral
Os aprovados no processo seletivo para escolha dos novos membros, dos três Conselhos Tutelares de Várzea Grande, passam agora para uma nova etapa: a entrega de documentação para inscrição no processo eleitoral, que será realizado no dia 1º outubro, data unificada em todo o País.
Como explica a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), Diane Maria de Almeida Mendes, o processo realizado pelo Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Instituto Selecon) foi realizado sem nenhuma intercorrência e conforme o que estava previsto em edital.
Conforme dados do Instituto Selecon 251 pessoas se inscreveram para participar da seletiva, e destes 99 passaram para a segunda etapa. Ao todo são 15 vagas ofertadas, para Conselheiros Tutelares sendo cinco membros para cada uma das três unidades: Jardim Glória, Cristo Rei e região Central.
“Ontem (3) a empresa fez a homologação dos inscritos, concluindo os trabalhos da primeira etapa. Amanhã (5) daremos início a segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, para o processo eleitoral que compreenderá as seguintes fases, sendo a inscrição para Habilitação Eleitoral com análise de documentação e currículo, de caráter eliminatório, registro da candidatura”, informou Diane Mendes.
Para que não haja tumulto e melhor conforto dos candidatos, a Comissão Especial Eleitoral decidiu fazer o recebimento da documentação de 5 a 7 de junho, de acordo com as iniciais do nome do candidato. “No dia 5 atenderemos as iniciais de letra A à H, no dia 6 as iniciais de I a letra O, e no dia 7 os nomes das iniciais de P até ao Z. A entrega da documentação deverá ser feita na sede da Secretaria de Assistência Social, somente no período da tarde, das 13h às 17h”, alertou a presidente do CMDCA.
Caso ocorra de o candidato não juntar os documentos e as certidões exigidas, no dia previsto para a entrega conforme a inicial da letra do seu nome, este poderá comparecer na sede da secretaria de Assistência Social nos dias 10 e 11 de julho para fazer a entrega das documentações, sem nenhum prejuízo.
A secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira, destacou ainda a importância deste processo, que vai eleger os novos membros dos Conselhos Tutelares, e da seriedade na condução do trabalho que vem sendo feito com total responsabilidade e transparência. “O município de Várzea Grande realiza um trabalho na Rede de Proteção, principalmente na garantia de direitos de crianças e adolescentes. O Conselho Tutelar desempenha um importante papel na condução de ações preventivas e protetivas. Enquanto gestora da Assistência Social acompanho todo processo, na garantia de que as eleições serão realizadas de acordo com todas as normativas que regem o edital”, assegurou.
Ela disse ainda que neste ano o processo para eleição dos novos conselheiros tutelares começou de forma antecipada, seguindo todas as recomendações e orientações do Conselho Municipal da Criança e Adolescente e do Ministério Público. “A gestão do prefeito Kalil Baracat está empenhada na realização deste processo”, assegurou.