Associação das agência de publicidade inaugura seccional em MT
Conforme o secretário, um dos principais pilares administração do atual governo está na construção e cumprimento de uma democracia participativa que, por sua vez, tem como alicerce a transparência e o direito do cidadão de ter acesso à informação. Neste contexto, as agências de publicidade tem papel fundamental ao ajudar a traduzir, facilitar os caminhos e levar a informação para os mato-grossenses.
“Hoje, conforme a lei de acesso à informação, o Estado tem o dever de transformar e decodificar essa informação, transformando linguagem cidadã para que ela seja acessível, neste contexto vocês são importantíssimos para que o Estado possa levar essas informações para que o cidadão seja imponderado e possa efetivamente participar da administração pública”.
De acordo com o publicitário Álvaro de Carvalho, presidente da Abap em Mato Grosso, a associação vai ajudar a colocar o Estado em mais evidência no mercado da comunicação nacional.
Álvaro lembrou que a associação, fundada há mais de 60 anos, defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação e suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia. Em Mato Grosso, o mercado movimenta por volta de R$ 1 bilhão por ano, enquanto no restante do país este número é de R$ 50 bilhões.
Entre as principais realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Circulação, do Fórum Permanente da Indústria da Comunicação (Forcom), do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC).
A associação também auxiliou a construção da lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda e ainda contribuiu para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.