Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SAÚDE
Sexta - 12 de Janeiro de 2024 às 18:26
Por: Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

    Imprimir


"O foco do programa é proporcionar aos pacientes um cuidado mais próximo de sua rotina familiar", concluiu Dr Thiago.

Em uma iniciativa visando aprimorar o atendimento àqueles que enfrentam dificuldades para se locomover até uma unidade de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde do município de Nossa Senhora do Livramento-MT lançou, nesta quinta-feira (11), o programa "Saúde em Casa". A proposta busca oferecer cuidados especializados a pessoas com limitações temporárias ou permanentes, assim como àquelas cujo tratamento é mais eficaz quando realizado no ambiente domiciliar.

O vice-prefeito do município, Dr Thiago Almeida, que também é médico, e a secretária da pasta, Stefanne Carolynne, revelaram os detalhes do projeto durante o anúncio. A equipe encarregada do "Saúde em Casa" será robusta, contando com o suporte da coordenadoria de Atenção Básica, agentes comunitários de saúde, fisioterapeutas, psicólogas, nutricionistas e enfermeiras.

O foco do programa é proporcionar aos pacientes um cuidado mais próximo de sua rotina familiar, evitando hospitalizações desnecessárias e reduzindo os riscos de infecções, tudo no conforto do lar. O médico e Vice Prefeito do município de Nossa Senhora do Livramento, Dr Thiago Almeida destacou: "Vamos atender pacientes com mobilidade reduzida, acamados por diversos motivos, como sequelas de AVC, tetraplégicos, neuropatas acamados, entre outros."

Conforme explicou a secretária Stefanne, os atendimentos serão conduzidos por equipes multidisciplinares, compostas principalmente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas e, se necessário, assistentes sociais. Essas equipes estabelecerão um cronograma de atendimento próximo e personalizado para cada paciente.

Os benefícios do "Saúde em Casa" são evidentes. Estudos indicam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, associados a uma assistência adequada em saúde, desempenham um papel crucial na recuperação de doenças. Em especial, pacientes submetidos a cirurgias e que recebem cuidados em casa apresentam uma redução significativa nos riscos de contaminação e infecção.

Além disso, o programa representa um avanço significativo na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao liberar leitos hospitalares, contribui para uma melhor regulação dos serviços de urgência dos hospitais, proporcionando, assim, um atendimento mais eficiente.

Para Dr Thiago, o "Saúde em Casa" reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde com a humanização do atendimento e a busca constante por soluções inovadoras para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. A iniciativa promete ser um passo significativo na transformação do cenário da saúde local, garantindo que os cuidados necessários cheguem até mesmo àqueles que, por diversos motivos, enfrentam dificuldades para se deslocar até uma unidade de saúde.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/49166/visualizar/