Projeto promove o turismo destacando as 10 maravilhas naturais de Mato Grosso
A proposta tem o deputado Dilmar Dal Bosco (DEM ) como coautor, apresentado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), órgão responsável pela escolha das maravilhas. Após a seleção, os 10 pontos seriam divulgados de forma gratuita por todos os veículos de mídia que o Estado utiliza para sua comunicação e também pelas mídias privadas.
De acordo com a argumentação de Dal Bosco, a competição seria benéfica uma vez que, para serem escolhidos, cada município teria que demonstrar ter pontos com mais atrativos, sejam eles em infraestrutura, rede hoteleira e logística, entre os competidores, o que levaria-os a repensar a forma como tratam o turismo localmente, assim como ampliar os investimentos no setor.
A tendência com isso é que os municípios se engajem mais no planejamento e na exploração sustentável das belezas turísticas que possuem e invistam mais no setor, seja por meio de recursos próprios ou de parcerias com o setor privado, afirmou.
Do ponto de vista econômico, o autor da matéria defende que o turismo se posiciona, no quadro da economia nacional e internacional, como setor promissor, com amplas perspectivas em relação ao alcance de objetivos de política governamental, particularmente quanto à geração de empregos, de tributos, captação de divisas, descentralização da renda e melhoria da qualidade de vida da população envolvida.