Governo monitora experiências ambientalmente conscientes no interior do Estado
A viagem ocorreu na última semana e percorreu os municípios de Cocalinho, Querência e Alta Floresta.
A Estratégia PCI é uma ação coletiva, construída de forma participativa entre o Governo do Estado, representantes da sociedade civil, terceiro setor e empresas privadas, que visa tornar possível a expansão e o aumento da eficiência da produção agropecuária e florestal de Mato Grosso, aliada à conservação da vegetação nativa e recomposição dos passivos ambientais, com a inclusão socioeconômica da agricultura familiar e de populações tradicionais.
Em Cocalinho, cidade a 810 Km de Cuiabá, no setor agropecuário, a equipe formada pelo secretário interino de Assuntos Estratégicos, Vinicius Saragiotto, e pelas gerentes de projeto Manoela Fróes, Ana Lídia Ferreira e Elaine Corsini conheceu o projeto “Carbono Araguaia”, uma iniciativa inovadora de acompanhamento da redução de emissões de gases de efeito estufa (GEEs) a partir da adoção de práticas de pecuária sustentável.
Fruto da parceria entre o Comitê Rio 2016 e a empresa Dow – parceira oficial de carbono do Rio-2016 – com o Grupo Roncador (MT), a ação tem como escopo compensar as emissões de carbono de aproximadamente mil hectares de propriedade da Agropecuária Água Viva, localizada naquele município, e de pelo menos outros 50 mil hectares de pastagens pertencentes a fazendas de pecuária da região. O projeto contribuirá diretamente para a meta de mitigar 2 milhões de toneladas de CO2 lançados na natureza durante as operações dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016.
Conforme Ana Lídia, o Grupo Roncador atua também na implantação da “Liga do Araguaia”, outra iniciativa composta de vários projetos voltados para o desenvolvimento sustentável e para a adoção de práticas de origem controlada e responsável na pecuária.
No município de Querência (721 Km de Cuiabá), o grupo, também composto por representantes da Iniciativa para o Comércio Sustentável (IDH, sigla em inglês), parceira do Governo do Estado na execução da Estratégia PCI, apresentou ao Executivo da região o ousado plano de Mato Grosso, cuja meta despertou a atenção do mundo durante o Acordo de Paris (COP21), em dezembro passado.
Para Elaine Corsini, a oportunidade de ver em campo as experiências que já estão acontecendo, a maioria delas resultado de parcerias, expressam o sentido da Estratégia PCI “que é esse conjunto de esforços para promover a sustentabilidade das cadeias produtivas e para o desenvolvimento do Estado”, comenta.
Ambientalmente consciente
Mais adiante, no extremo norte de Mato Grosso, próximo à divisa com o Pará, os servidores conheceram um ambicioso projeto de produção de carne a pasto de forma rentável em Alta Floresta (770 Km da Capital).
A empreitada pioneira foi idealizada pela Fazenda Bevilaqua e ajudou a conectar produtores, organizações não-governamentais (ONGs) e frigoríficos de forma eficiente, respeitando regras ambientais, para produzir sem degradar o bioma amazônico.
Segundo Manoela Fróes, os produtores terão que se adequar ao método da pecuária sustentável se quiserem ser inseridos no mercado internacional. “O mercado começa a exigir uma produção ambientalmente mais consciente ao buscar por produtos de origem responsável”, observa a gerente de projetos.
De acordo com Saragiotto, as experiências monitoradas nos municípios demonstram as ações relevantes que o Estado já desenvolve, as quais convergem com a estratégia do grupo. “Mato Grosso é um gigante em produção e é um dever do Estado aliá-la à conservação e à inclusão socioeconômica.
Na próxima cúpula do Clima, a COP22, já conseguiremos mostrar o quanto estamos avançando na meta de produzir e respeitar a sustentabilidade ambiental, sendo socialmente responsável”, ressaltou o secretário.A próxima reunião da COP22 será realizada de 7 a 18 de novembro deste ano, em Marrakesh, no Marrocos.
Sustainable Trade Initiative
A Sustainable Trade Initiative (IDH) é financiada e dirigida pelos governos dos Países Baixos, Dinamarca, Suíça e Noruega, e conta com mais de 500 empresas internacionais e organizações da sociedade civil que, na dianteira, buscam produtos de origem responsável e estão dispostas a investir em planos que podem ampliar a produção e a conservação em áreas críticas de abastecimento em todo o mundo.
Estratégia PCI
O Comitê Estadual da Estratégia PCI foi instituído pelo governador, em março deste ano, para acompanhar o cumprimento das metas apresentadas na COP 21. Durante o encontro, que reuniu 195 países, em Paris, Mato Grosso se comprometeu em reduzir o desmatamento ilegal a zero até o ano de 2020 e também em realizar ações para conter o aquecimento global.
O GAE é responsável pela coordenação geral da estratégia do grupo, enquanto os eixos temáticos Produzir, Conservar e Incluir estão sob a coordenação da Sedec, Sema e Seaf, respectivamente.
Ao todo, integram a comissão sete secretarias estaduais e 14 instituições como membros convidados, entre eles, empresas privadas, sociedade civil organizada, Ministério Público Estadual e Federal.