Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 04 de Novembro de 2015 às 13:22
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realiza no próximo sábado (07), das 08h00 às 17h00 (sem intervalo para o almoço), a segunda etapa da Campanha de Vacinação contra a Raiva Animal. Desta vez, a ação será nos bairros das Regionais Norte e Oeste. Nesses bairros serão montados 44 postos de vacinação em locais já conhecidos pela população como escolas, centros comunitários, igrejas e outros. Ao todo, estarão trabalhando na campanha 120 vacinadores, incluindo o posto fixo de vacinação do CCZ.

A primeira etapa da campanha foi realizada no dia 17 de novembro, nos bairro das Regionais Sul e Leste

A coordenadora do CCZ, Alessandra da Costa Carvalho explicou que a Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica tem como objetivo eliminar os casos de raiva humana transmitidos principalmente pelos cães. Este ano, a meta do município, estabelecida pelo Ministério da Saúde, é vacinar, somente na capital, 54.704 cães e 13.676 gatos. Na Zona Rural, a estimativa é vacinar 4.678 cães e 1.084 gatos, totalizando 5.762 animais.

Para atingir os técnicos do CCZ, escolheram realizar a campanha nos sábados, a fim de facilitar o acesso da população aos postos de vacinação. “A raiva é uma doença fatal, que só é prevenida com a vacinação de cães e gatos”, alertou Alessandra Carvalho.

“Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses busca fazer parcerias em atividades sociais e com clinicas veterinárias e organizações não governamentais protetoras de animais, a fim de levarmos a vacinação aos animais, melhorando a cobertura do município”, salientou a coordenadora.

Campanha

No sábado (07), nos postos fixos de vacinação, profissionais de saúde, médicos veterinários e biólogos, estarão orientando e esclarecendo dúvidas da população sobre a vacina, e outras ações preventivas e educativas referentes a raiva e outras zoonoses.

A recomendação é de que cães e gatos sejam vacinados a partir dos três meses de idade e revacinados anualmente.

Não há contraindicação para a aplicação da vacina. A dose é de 1 ml, aplicada via subcutânea, independente do porte ou idade do animal. A coordenadora do CCZ, Alessandra Carvalho lembra também que devem ser observados alguns cuidados com as condições de saúde do animal antes da imunização. Se o cão ou gato estiver doente, não deve ser levado para vacinação. O dono do animal pode procurar o CCZ em outra data para efetuar imunização.

Também é preciso tomar os cuidados habituais no manejo de fêmeas em gestação para evitar asfixia esmagamento ou contusões.

A coordenadora lembrou ainda que é importante vacinar animais de estimação para auxiliar o combate ao vírus rábico, transmitido ao homem por meio da saliva do animal infectado.

“A parceria e adesão da população é fundamental nas campanhas de vacinação. Essas ações, assim como a vacinação rotineira e anual no CCZ, vem colaborando para que Cuiabá se mantenha livre de casos de raiva animal desde 2007. Para que esse controle permaneça, é importante garantir ano a ano a barreira imunológica contra o vírus", alertou Alessandra Carvalho.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5215/visualizar/