TRE e Seduc incentivam participação dos alunos na política
A assessora técnica e pedagógica da Seduc, Telma Regina Peres, explica que o TRE escolhe cinco temas que representam políticas públicas necessárias para a melhoria do ambiente escolar, os quais são trabalhados ao longo do ano letivo seguindo o formato de partidos. Enquanto a Seduc indica as escolas que devem ser voluntárias, os alunos destas unidades passam a compor os “partidos políticos”. São cinco estudantes em cada um dos cinco partidos, sendo que cada grupo conta com um professor auxiliar.
"Os alunos indicados pelas escolas ingressam nos partidos e precisam demonstrar dinamismo em relação às questões mais pertinentes da comunidade escolar. Eles desenvolvem projetos, explicam à comunidade, defendem e debatem sobre ele”, contou Telma Peres. Este ano os partidos são: Partido da Ética e Cidadania (PEC), Partido da Educação e Meio Ambiente (PEMA), Partido do Respeito às Diversidades (PRD), Partido do Direito à Vida e à Saúde (PDVS) e o Partido da Cultura, do Esporte e Lazer (PCEL).
Parte dos estudantes das escolas selecionadas também são envolvidos no trabalho de mesários. Para isso, o TRE treina os jovens para trabalhar nas seções eleitorais com as urnas eletrônicas. Os componentes dos partidos vencedores em cada escola serão diplomados na manhã de sexta-feira (06.11), na sede do TRE, em Cuiabá.