Segunda edição tem 90 obras inscritas de vários municípios do estado
Além de quase dobrar o número de obras inscritas (na primeira edição foram 58), o certame viu crescer também a quantidade de municípios participantes. No ano passado foram 12 e este ano chegam a 16 cidades de diversas regiões do estado.
Outra novidade está no valor maior do prêmio. Esta edição irá contemplar 10 obras literárias com R$ 30 mil, totalizando R$ 300 mil em investimentos. Serão selecionadas obras inéditas, escritas em língua portuguesa, nas seguintes categorias: duas obras em poesia, quatro obras em prosa, duas obras na categoria revelação e duas obras na categoria infantojuvenil, também uma novidade na segunda edição do certame.
Os projetos serão avaliados por, no mínimo, três pareceristas. As obras selecionadas serão conhecidas no dia 23 de setembro.
O 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (SEC-MT) e faz parte do Plano Estadual de Cultura, que tem como objetivo fortalecer e descentralizar as políticas públicas, fomentar a cultura de forma ampla por meio da promoção e difusão de iniciativas e incentivar a produção artística e cultural no estado.
Municípios participantes
Escritores de diversas regiões do estado participaram desta segunda edição. Os municípios representados são: Primavera do Leste (2 inscrições), Lucas do Rio Verde (1), Campo Verde (1), Juara (1), Mirassol DOeste (1), Nossa Senhora do Livramento (1), Várzea Grande (1), Santo Antônio de Leverger (1), Poxoréu (1), Sinop (3), Barra do Bugres (2), Paranatinga (1), Barra do Garças (1), Rondonópolis (1), Tangará da Serra (4) e Cuiabá (66). Houve ainda uma inscrição de outro estado, que foi automaticamente desclassificada.