Projeto Ribeirinho Cidadão conquista novos parceiros
Na oportunidade, o Governo do Estado, representado pelo Secretário-Chefe da Casa Civil, Paulo Taques, já declarou apoio irrestrito ao projeto, inclusive com aporte financeiro e disponibilização de um helicóptero para acompanhar a equipe. “Em nome do Governador Pedro Taques, afirmo que o Executivo Estadual está 100% à disposição, pensem o que precisam e nos demandem. O Governo será um parceiro de leque aberto, pois vemos que aqui está o espírito público em sua essência”.
Da mesma forma declarou a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Desembargadora Maria Helena Póvoas. “Esse projeto tenho um alcance social inestimável. O TRE sempre trabalhou com parceria, não faríamos eleição sem parceiros e não seríamos nós que não estaríamos presentes”.
Para o Defensor Público-Geral, Djalma Sabo Mendes Júnior, o número de parceiros, que vem aumentando a cada ano, se deve a proporção que o Ribeirinho Cidadão alcançou. “Esse sucesso se deve ao empenho e dedicação incansável de todos que se dedicam a realização desse projeto e contribuem para levar a tão almejada cidadania às pessoas que estão em busca dos seus direitos. Sucesso este revelado no número de parceiros que hoje se tornou ainda maior”.
Já o Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Paulo da Cunha, destacou ter a certeza de que a próxima edição terá um alcance ainda maior. “O Ribeirinho Cidadão está mais ambicioso e será mais abrangente, tenho certeza que será uma grande realização”.
Apresentação
A apresentação do projeto foi feita pelos coordenadores do Ribeirinho Cidadão, Defensor Público Air Praeiro Alves e Juiz de Direito José Antônio Bezerra Filho. O Defensor contou um pouco da história do surgimento da expedição, quando ainda atuava na Comarca de Santo Antônio de Leverger, bem como destacou os serviços de acesso à Justiça, Cidadania, Saúde e de Consciência Ambiental e as necessidades para concretização da próxima edição.
“Incialmente existia uma demanda reprimida de acesso à Justiça, mas na medida em que o projeto foi sendo realizado, percebemos que não era apenas essa a necessidade dos ribeirinhos e, por meio de voluntários, incrementando serviços de saúde e cidadania, mas queremos ampliar esses serviços cada vez mais. Neste ano, por exemplo, pretendemos incrementar o exame preventivo de câncer de mama e de útero”, declarou Praeiro.
Já o Magistrado pontuou que o lançamento dos trabalhos ainda em outubro se deve ao comprometimento da equipe com as ações que serão realizadas em 2016. “O projeto deixou de ser amador devido as proporções que tomou, por isso já estamos conclamando parceiros para a responsabilidade de cada um, pois sem parceria não teríamos conseguido tudo que conseguimos”.
Foram parceiros da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça na realização do Ribeirinho Cidadão VIII, o Tribunal Regional do Trabalho, a Secretaria Estadual de Segurança Pública, de Saúde e de Meio Ambiente, o Juizado do Meio Ambiente, INSS, Receita Federal, Sesc, Incra, Polícia Militar, Prefeituras de Barão de Melgaço e de Juscimeira e médicos voluntários.