Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Segunda - 19 de Outubro de 2015 às 10:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


O concurso Miss Mundo Brasil, através do projeto Beleza com Propósito Brasil: Todos Contra a Hanseníase traz para Cuiabá, a miss Mundo Brasil 2015, Catharina Choi. Ela participará do 1º Seminário Estadual de Hansenologia, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, nos dias 19 e 20 de outubro.

O evento, organizado pelo deputado estadual Dr Leonardo (PDT), discute os problemas e as soluções para o enfrentamento da doença, em Mato Grosso, tendo em vista que o estado aponta em primeiro lugar entre os estados brasileiros com o maior índice de casos de hanseníase. O papel da miss é fazer o trabalho social de combate à doença através de ações de conscientização e informação à população.

Considerada a doença mais antiga da humanidade, a hanseníase ainda representa um grave problema de saúde pública para o Brasil e Mato Grosso. Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou mais de 31 mil novos casos da doença em 2014; sendo 3.009 somente no estado, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES). Com isso, MT tem o maior coeficiente de prevalência do país: 82 novos casos por cada 100 mil habitantes.

Por esta razão, torna-se necessária a realização de ações com a finalidade de avaliar estratégias desenvolvidas para o enfrentamento da hanseníase e apresentar a atual situação epidemiológica da doença em Mato Grosso, explicou Dr. Leonardo.

O seminário vai avaliar as estratégias políticas no estado, dentre elas a promoção do diagnóstico precoce - fundamental para garantir o início imediato do tratamento e evitar a ocorrência de sequelas físicas e neurológicas. Queremos aumentar a percepção diagnóstica da hanseníase, alinhando as ações e políticas com vistas à detecção precoce da doença.

O debate será pautado pelo Plano Estratégico para Enfrentamento da Hanseníase 2016-2019, lançado em agosto. O evento também será oportunidade para atualizar os profissionais de saúde, estudantes, sociedade civil organizada, usuários do SUS e demais interessados sobre os conceitos básicos a respeito da detecção, diagnóstico, tratamento, vigilância e controle da doença.

O evento contará com a palestra de profissionais de referência nacional; Associação Alemã de Assistência aos Hansenianos e Tuberculosos (DAHW), do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Enquanto no primeiro dia (19) será voltado à roda de debates e troca de informações sobre infecção, reinfecção, recidiva e infecção em crianças, a segunda etapa (20) tratará dos problemas, enfrentamentos e soluções para a cura da hanseníase em Mato Grosso.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5415/visualizar/