De acordo com o Projeto de Lei n° 355/2015, o atual acúmulo de funções por parte do motorista afeta o bom desempenho do profissional, considerado fundamental para a segurança dos usuários
AL estuda retorno de cobradores para as linhas intermunicipais
Além de reforçar a diferença e a importância das atribuições dos profissionais, o projeto define como competência do cobrador as atividades básicas relacionadas à cobrança do valor da passagem. Também, verificar e orientar o usuário – em casos de dúvida – sobre o uso de cartão magnético, passe ou mesmo a cédula de identidade.
Outras ações são promover a facilitação do sistema operacional para embarque e desembarque de usuários cuja mobilidade seja reduzida e orientar os demais quanto à utilização de assentos especiais nos trajetos mais longos. O texto do PL 355/2015 reforça, ainda, a importância do recolhimento e da conferência dos valores arrecadados durante o percurso e do repasse à empresa ao final do período diário de trabalho.
“A qualidade desse serviço deve ser preservada, já que estamos falando em vidas humanas, acima de quaisquer outros interesses. Além da responsabilidade da condução segura do veículo, a incumbência de receber valores, conferir, fazer o troco e outras ações tira do motorista concentração e raciocínio”, alertou o autor do projeto, deputado Wagner Ramos (PR).