Processo do RG é serviço mais acessado no portal da segurança
Outro serviço bastante acessado é a emissão da taxa de confecção da 2ª via do RG, totalizando 7.765 acessos desde que o portal entrou em funcionamento, até o momento atual. Também foram registradas 5.980 visualizações ao serviço de mandado de prisão, que permite ao cidadão consultar prisão em aberto.
Responsável pelos serviços de emissão de RG, o diretor metropolitano de Identificação Técnica, Ailton Machado, disse que a população está mais satisfeita com a prestação do serviço e com a resposta rápida da Sesp. “Hoje o requerente sabe, pela internet e por mensagens de texto via celular, como anda o seu processo de confecção do documento de identidade, o que otimizou as nossas demandas”.
Além desses serviços, o portal registrou visualizações sobre os serviços de emissão do documento de Antecedentes Criminais Estadual (4.638) e Certidão de Trânsito (2.641), consulta a veículos roubados (3.731) e os endereços e telefones das unidades da Segurança Pública (1.432) e sugestões (443).
Acessos
De acordo com a Superintendência de Tecnologia da Informação da Sesp, todos os 26 estados, mais o Distrito Federal já acessaram o site, sendo Mato Grosso o que teve maior demanda, registrando 19.438 visualizações, seguidos de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
A visita não fica somente em terra brasileira, pois o portal também conta com acesso feito por outros países. Na lista constam Estados Unidos, Índia, Reino Unido, Holanda, Canadá, Egito, China, Japão, Austrália e Argentina.
A tecnologia mais utilizada pelos internautas para acessar ao portal foram os dispositivos moveis, tablets e computadores, este com recorde de acesso registrando 17.910.
No ‘Portal da Segurança’ o cidadão pode encontrar os serviços de Delegacia Virtual, Certidão de Trânsito, Certidão de Antecedentes Criminais, acompanhamento do RG e emissão da taxa de confecção da 2ª via, além de consulta a veículos roubados, mandados de prisão, Ouvidoria de Polícia e endereços das unidades que compõem a segurança pública em Mato Grosso.
A ferramenta está disponível no site da Sesp (www.sesp.mt.gov.br ) e pode ser acessada pelo computador, tablet, smartphone ou outros dispositivos móveis com acesso à internet. O objetivo é proporcionar comodidade ao cidadão e agilizar o atendimento.