Servidores da AL são orientados a rastrear câncer de mama
Na Assembleia Legislativa, o programa QualiVida e a Sala da Mulher estão realizando, por meio do Movimento do Outubro Rosa, uma blitz para conscientizar os servidores, principalmente as mulheres, sobre os fatores de risco do câncer de mama.
No saguão principal da Casa de Leis, enfermeiras do QualiVida estão orientando, mulheres e homens, a forma correta de diagnóstico e rastreamento de câncer da mama.
De acordo com a gerente do QualiVida e Saúde Ocupacional, Sandra Regina Ferreira, a blitz fica até o dia 29 de outubro à disposição dos servidores. Além da orientação do autoexame da mama, a blitz está realizando a aferição de pressão.
Nesses dois dias de blitz, já foram orientadas 248 pessoas, entre servidores e visitantes. A maioria delas, segundo Sandra Ferreira, é de homens. Para a orientação, o Quali Vida está utilizando o modelo didático para autoexame da mama – ‘mamamiga’. No modelo podem ser diagnosticados dois tipos de nódulos: fixo e de movimento.
“As mulheres estão mais relapsas em ir ao ginecologista. Talvez seja pelo estresses do dia a dia. Hoje, a mulher está indo à luta. Ela trabalha, estuda e, às vezes, tem que cuidar da família, por isso, acaba não cuidando de si mesma, para cuidar dos outros”, explicou Sandra Ferreira.
A partir da próxima terça-feira (13), de acordo com Sandra Ferreira, o programa QualiVida começará a orientar as mulheres que responderam o questionário Outubro Rosa, disponível na intranet do Parlamento.
O objetivo é trabalhar à prevenção de câncer mais prevalente em mulheres. As perguntas ficam disponíveis aos interessados até o próximo dia 15.
Hoje, às 18 horas, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB) e a presidente de honra da Sala da Mulher, Maria Tereza Maluf, participam da inauguração da iluminação da fachada do Edifício Dante Martins de Oliveira.
Além disso, o evento desta quarta-feira (7), à noite, conta ainda com a instalação de um bazar do MTmamma para a venda de camisetas alusivas a campanha de prevenção ao câncer de mama. Amanhã (8), às 10 horas, no auditório Licínio Monteiro, será realizada uma palestra sobre prevenção e tratamento de câncer.