Inscrições para Projeto Rondon são prorrogadas até dia 16
A Operação Paiaguás será realizada de 09 a 23 de janeiro, em Mato Grosso. Os municípios de Alto Paraguai, Cáceres, Campo Verde, Denise, Jaciara, Nova Brasilândia, Pedra Preta, Poxoréu, Santo Afonso e Santo Antônio do Leverger receberão grupos de estudantes universitários que farão as capacitações com as comunidades, de acordo com as linhas de ação do projeto.
Estão disponíveis três áreas temáticas para inscrições de propostas de trabalhos para a Operação Paiaguás: a primeira abrange cultura, direitos humanos e justiça, educação e saúde; a segunda área é composta por comunicação, tecnologia e produção, meio ambiente e trabalho; já a terceira inclui a comunicação social.
A Unemat pode apresentar até cinco propostas por campus. Os campi poderão apresentar duas propostas na primeira área, duas na segunda e uma na terceira. Cada área possui demandas e exigências próprias. A proposta deve ser específica para a região onde a instituição pretende desenvolver as ações.
O pró-reitor de Assuntos Estudantis da Unemat, professor Anderson Amaral, destaca a importância de professores e acadêmicos participarem do projeto social. “Essa é uma oportunidade ímpar na vida acadêmica e serve de experiência profissional e crescimento pessoal”. Amaral ainda lembra aos estudantes que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) está à disposição para quaisquer esclarecimentos referente ao Projeto Rondon.
Para mais informações, acesse o Edital Nº 4/2015 - Depens/Sepesd/SG-MD da Operação Paiaguás no site do Projeto Rondon.
Projeto Rondon em MT
O Projeto Rondon trabalha a integração social e envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população, especialmente em regiões prioritárias com maiores índices de pobreza e exclusão social, bem como áreas que necessitem de maior aporte de bens e serviços.
O projeto foi criado em 1967 e de lá pra cá já passou por 778 municípios brasileiros, envolvendo 17.300 estudantes e 272 instituições de ensino superior. Para o professor da Universidade de Cuiabá, Jaime Rufino, que participou de cinco edições do Projeto Rondon, é a oportunidade para que o estudante coloque em prática o que recebe de orientação em ensinamento na academia.