Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 02 de Outubro de 2015 às 13:00
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


Depois dos excelentes resultados obtidos na primeira fase do projeto Agente Mirim de Trânsito, lançado em maio deste ano, a Prefeitura de Cuiabá lança na próxima segunda-feira (05) a segunda edição do projeto. Desta vez, estarão participando 250 alunos de cinco escolas da Capital com idade entre 7 e 12 anos.

Sob a responsabilidade da Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), o projeto vai contemplar duas escolas particulares, os Colégios Supremus e Cenpa, duas municipais, Escola Profª Tereza Lobo e Escola Profª Maria Ambrósio Pommot, e uma estadual, a Escola Senador Azeredo.

Durante uma semana 50 alunos de cada escola receberão aulas diárias de uma hora e meia sobre noções de legislação e segurança no trânsito e também participarão de oficinas de teatro e simulações do trânsito. O projeto tem a parceria da Concessionária Rota do Oeste.

Após a capacitação dos alunos, os professores de cada escola também serão capacitados para atuarem como multiplicadores para os demais alunos das escolas e seus familiares e amigos. Cada escola participante desta segunda edição do projeto também receberá nova sinalização horizontal e vertical em todo o seu entorno.

Trânsito mais seguro

O objetivo desse projeto é formar crianças conscientes dos seus direitos e deveres a partir do aprendizado de noções básicas de legislação de trânsito, para que possam influenciar o meio social em que vivem, contribuindo para um trânsito mais seguro, hoje, e para as gerações futuras, explicou o coordenador de Educação para o Trânsito, Jadyr Lima de Moraes.

No encerramento da capacitação em cada escola, haverá um concurso de redação para avaliar o aprendizado dos alunos em relação às disciplinas ministradas. As melhores redações serão premiadas, bem como o aluno destaque de cada escola.

A entrega da premiação e também certificados para os alunos e escolas participantes será no dia 30 de novembro, no teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 13h30, ocasião em que também receberão seus uniformes. Estarão presentes várias autoridades dentro de uma programação especial coroando o encerramento de mais uma edição do Projeto Agente Mirim de Trânsito.

Para o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França, o projeto é extremamente importante e é uma demonstração clara de que o prefeito Mauro Mendes talvez seja um dos prefeitos que mais tem investido na educação para o trânsito na história de Cuiabá. Acreditamos que o caminho para que possamos construir um novo cenário no trânsito da Capital passa necessariamente pela educação, que é uma ferramenta de transformação. E quando falamos em educação, não temos outro caminho se não apostar e investir nas crianças, que serão os futuros condutores, disse o secretário.

Primeira edição

Na 1ª edição do Projeto Agente Mirim de Trânsito participaram 100 alunos das escolas municipais Dr. Orlando Nigro, no Bairro Pedregal, e 12 de Outubro (50 cada), bairro Jardim Itamaraty. Depois de passarem pela formação e capacitação, eles receberam seus certificados e uniformes durante uma formatura realizada no dia 27 de maio. A escola contemplada também recebeu um selo (certificado) por ter participado do projeto. De junho para cá, foram realizadas cinco blitzes educativas com a participação dos Agentes Mirins de Trânsito.

A diretora da escola 12 de outubro, Maria Georgina Souza, disse que a capacitação foi um momento muito importante e significativo para os alunos. Eles receberam informações sobre a importância de se seguir as leis de trânsito para preservar vidas. Receberam conhecimento que levaram para suas casas. Eles viraram fiscais dos pais, disse a diretora.

Já a coordenadora pedagógica da Escola Dr. Orlando Nigro, Helenice Oliveira dos Santos, também destacou a didática usada na capacitação, que, para ela, foi muito bem elaborada. Foi uma novidade para os alunos que gostaram muito e repassaram os ensinamentos para os pais, que elogiaram a iniciativa. São lições que as crianças vão levar para o resto da vida, afirmou.

Nas duas escolas, no último dia de capacitação, todos os alunos foram contemplados com o Teatro de Educação no Trânsito, envolvendo cerca de 650 estudantes (nos períodos matutino e vespertino).  O projeto também beneficiou as comunidades do entorno das escolas que receberam nova sinalização vertical e horizontal.

Premiação

No concurso de redação realizado no encerramento do projeto foram premiados os três autores das melhores redações de cada escola, que receberam mochilas com itens escolares completos. O aluno destaque de cada escola ganhou um tablet por mérito e desempenho na capacitação.

Todos os alunos participantes do projeto também receberam mochilas com materiais educativos como cartilhas de segurança no trânsito, bloquinhos de multa do Agente Mirim de Trânsito e outros impressos educativos.

CRONOGRAMA DE CAPACITAÇÃO NAS ESCOLAS:

 

ESCOLAS

ENDEREÇO

PERÍODO

HORÁRIO

INSTRUTORES

Colégio Supremus

Rua 24 de Outubro, 979

De 5 a 9 de outubro

14h às 15h15

Kaline e Adriana

Colégio Cenpa

Rua Profª Alice Freire - Morada da Serra

De 19 a 23 de outubro

14h às 15h15

Adriana e Ademir

Emeb Profª Tereza Lobo

Av. Carmindo de

Campos, 3.622

De 3 a 6 de novembro

8h às 9h15

Garé e Adriana

Emeb Profª Maria Ambrósio

Rua 1.900, Quadra 30 – Jardim Imperial

De 9 a 13 de novembro

8h às 9h15

Garé, Ademir e Adriana

E.E. Senador Azeredo

Av. Senador Metelo, 675-Porto

De 16 a 19 de novembro

14h às 15h15

Garé e Adriana

 





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5730/visualizar/