Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 01 de Outubro de 2015 às 08:20
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Duas alunas do 3º ano de uma escola pública de Cuiabá encabeçaram um projeto de Educação e Solidariedade que resultou na coleta de mais de 40 bolsas de sangue para o Instituto de Hematologia do Centro-Oeste (IHEMCO) e alimentos não perecíveis para o Hospital de Câncer de Cuiabá. As ações aconteceram na Escola Estadual Dione Augusta Silva e Souza, no bairro CPA IV, nacCapital, com apoio da equipe de articulação e da gestão escolar.

O trabalho foi desenvolvido em fases distintas, mas com o mesmo objetivo de estimular valores morais como respeito, responsabilidade social, cidadania e solidariedade. A primeira, “Doar é um ato de amor”, aconteceu durante duas semanas do mês de julho, quando foram arrecadados os alimentos destinados ao Hospital de Câncer.

E em setembro, num único dia foi realizada a ação “Doe Sangue, Salve Vidas”. Na oportunidade, segundo a articuladora Jaqueline Vilabarde, uma palestra orientativa precedeu a doação de sangue junto aos voluntários, em prol instituto.

Além dos alunos maiores de 18 anos, professores e moradores próximos à escola doaram sangue. Foram coletadas mais de 40 bolsas. “O pouco representa muito quando o assunto é salvar vidas”, resumiram as estudantes Isaura Maria Duda de Araújo e Ingrid Dayenn dos Anjos Ferreira, que lideram o projeto.

Para a equipe do IHEMCO, ações como estas, “partindo do público jovem, escola e comunidade servem de exemplo e contribuem para desmistificar que doar sangue não dói. Muitos desses doadores ficaram surpresos ao testificarem o fato”.

“Melhor seria se a oferta fosse maior que a procura, mas infelizmente as reservas de sangue sempre estão abaixo da necessidade. Temos que estimular as pessoas a exercitarem o amor ao próximo. Pensar no outro é uma questão de solidariedade. Mas se colocar no lugar do outro é uma questão de amor”, destacam as estudantes.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5781/visualizar/