Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quarta - 23 de Setembro de 2015 às 10:48
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Duas turmas totalizando 50 indígenas da aldeia central Tadarimana, localizada no município de Rondonópolis (215 km de Cuiabá), começam a ser qualificadas a partir desta quinta-feira (24.09) graças a uma parceria da Casa Civil, por meio da Coordenadoria de Assuntos Indígenas, Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Senai, Funai e Cras de Rondonópolis, pelo Programa Emprega Rede. O curso é de ajudante de obras e terá 160 horas de aulas práticas e teóricas.

 As aulas teóricas serão aplicadas nos períodos vespertino (13h30 às 17h30) e noturno (18h às 22h), na escola municipal Emi Leosidio Fermau. Já as aulas práticas serão realizadas conforme a demanda da comunidade indígena, no barracão, posto de saúde e escola da aldeia, localizada a cerca de 40 km do Centro de Rondonópolis. 

A iniciativa faz parte do Plano Estadual de Qualificação (PEQ). De acordo com a coordenadora de Qualificação da Setas, Karina Pinheiro, a escolha do curso aplicado foi realizada após o Senai receber solicitação da Setas, atendendo demanda da Casa Civil.

“Um técnico da Funai e outro do Senai de Rondonópolis estiveram no local para a análise junto à aldeia para a identificação da necessidade. Esta é a primeira etapa de qualificação. O próximo passo é a viabilização do curso de costura, também solicitado pelos indígenas”, informou.

Ainda de acordo com a coordenadora, todo o material do curso e os professores são disponibilizados pelo Senai.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/5972/visualizar/