Tribunal lança site para divulgação de ações de sustentabilidade ambiental
Conhecido por sua atuação nas ações de sustentabilidade, o TRT já virou referência no estado recebendo a visita de pelo menos duas entidades, ao mês, em busca de informações sobre os projetos desenvolvidos. São empresas e órgãos públicos interessados em adotar estratégias de preservação ambiental e reciclagem em suas unidades.
Com a criação do site específico, o Tribunal irá facilitar a divulgação de informações acerca de projetos como Papa-Pilhas, Coleta Seletiva Solidária, Sucata Eletrônica, Óleo Ecológico, Eco-Bolsa, Longa Vida e Recicla Mais. Nele também estão disponibilizados dados sobre o funcionamento dessas ações e os documentos necessários para o estabelecimento de parcerias.
Durante o ato de lançamento do site, o juiz auxiliar da Presidência, Plínio Podolan, parabenizou os servidores da Seção de Gestão Socioambiental pela iniciativa. “As informações sobre os projetos estão bem visíveis tanto para o público interno, quanto externo, o que facilita, inclusive, o acesso de outros Tribunais”, disse o magistrado.
Tribunal e ações de sustentabilidade
O TRT/MT mantém permanentemente coletores para recebimento de pilhas e baterias, equipamentos eletrônicos (computadores, impressoras e celulares), óleo de cozinha usado, plástico, vidro, papel/papelão, embalagens Tetra Pak, tubos de pasta dental, chapas de radiografia, maquiagens, esmalte, embalagens de cremes e loções, instrumentos de escrita e vidros de perfume (inteiros).
No ano passado, foram arrecadados mais de 20 toneladas de produtos recicláveis. A maior parte do material foi encaminhado para o reaproveitamento e transformado em novos produtos. Os itens não recicláveis, como pilhas e baterias, também são recolhidos e encaminhados para o descarte seguro, sem risco de poluição para o meio ambiente.
Os coletores são mantidos nos estacionamentos internos do Tribunal e são disponibilizados a magistrados, servidores, estagiários e terceirizados.
O setor encarregado da coleta e destinação é a Seção de Gestão Socioambiental. A renda arrecadada com os materiais recicláveis é repassada ao Comitê Pró-Infância, que destina o recurso às instituições filantrópicas. O mesmo acontece com os vales do Óleo Ecológico, que são trocados por materiais de construção para reforma de creches e associações sem fins lucrativos.
Além disso, o Tribunal possui o Projeto Reutilize, que estimula o reutilização de produtos usados e em plenas condições de uso entre os servidores. O Armário de Doações, uma das alternativas do projeto, auxilia na redução do consumo desenfreado, diminui o volume de resíduos nos lixões e reduz a extração de recursos naturais para fabricação de novos produtos.
O acesso ao site dos programas socioambientais pode ser feito pelo site do TRT/MT (www.trt23.jus.br) ou pelo endereço www4.trt23.jus.br/socioambiental.