Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 21 de Setembro de 2015 às 16:23
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Vinte recuperandos da Cadeia Pública de Alto Araguaia foram selecionados para participar do curso de Armador de Ferragens, ofertado via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso, iniciado nesta segunda-feira (21.09), terá duração de 200 horas. A aula inaugural contou com a presença do presidente do Conselho da Comunidade, defensor público Leonardo Jacometti, e do diretor da unidade, Luiz Gustavo da Silva Machado.

“Falamos da importância do curso e pedimos que eles se dediquem. Para a unidade é de grande valia a realização deste curso, o segundo ofertado pelo Pronatec”, ressaltou o diretor. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), alguns cursos do Pronatec são exclusivos para determinados públicos e outros são compartilhados ou mesmo abertos. Após a mobilização dos públicos específicos, as vagas remanescentes são disponibilizadas no site do Pronatec de forma que estejam disponíveis para toda a população interessada.

Para articular as demandas prioritárias por setor e região, o Programa conta com uma rede de instituições que demandam cursos voltados para públicos específicos em cada região e, ainda, com uma rede de instituições que ofertam tais cursos. O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada. O programa também visa a ampliação de vagas e expansão das redes estaduais de educação profissional.

Por meio do Pronatec torna-se mais ágil o acordo firmado com o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc e Senac), segundo o qual tais entidades devem aplicar dois terços de seus recursos advindos do imposto sobre a folha de pagamentos do trabalhador na oferta de cursos gratuitos. Dessa forma, as escolas do Sesi, Senai, Sesc e Senac complementam a sua formação com a capacitação técnica e profissional. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6022/visualizar/