Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 17 de Setembro de 2015 às 09:44
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Ministério Público do Estado de Mato Grosso participa do movimento mundial “Setembro Amarelo”, que busca chamar a atenção da sociedade sobre a prevenção ao suicídio. Até o final deste mês, a fachada da sede das Promotorias de Justiça de Cuiabá está iluminada em tons de amarelo. Em Mato Grosso, a iniciativa está sendo coordenada pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e conta com o apoio de várias instituições.

O procurador-geral de Justiça, Paulo Roberto Jorge do Prado, destacou a importância do trabalho de sensibilização da sociedade sobre o tema e lembrou que o Ministério Público de Mato Grosso tem participado de várias ações desenvolvidas pelo CVV. Desde 2013, a instituição participa da “Ação de Valorização da Vida” realizada na Praça Alencastro, no centro da Capital.

De acordo com informações divulgadas pelo CVV, a cada 45 minutos um brasileiro morre vítima de suicídio. E esse tipo de ocorrência tem crescido nos últimos anos entre jovens e adolescentes. “A maior barreira à prevenção desse problema ainda é o silêncio. Fala-se muito pouco sobre o assunto e sobre a própria depressão”, destacou a coordenadora do Programa CVV Comunidade, Ana Rosa Ramos Nunes.

Ela ressalta que o suicídio tem prevenção em mais 90% dos casos, pois suas vítimas sofrem de transtornos mentais ou emocionais. “Ao lado de esquizofrenia e dependência química, a depressão é o principal fator que une as pessoas que encontram na morte a única saída”, acrescentou.

MOBILIZAÇÃO: A campanha do Setembro Amarelo foi criada pela Associação Internacional de Prevenção do Suicídio e estabeleceu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. A ideia é discutir o assunto e divulgar ações preventivas.




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6121/visualizar/