Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 16 de Setembro de 2015 às 16:18
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O próximo domingo será diferente na Capital. A poesia, que já invade a cidade através da visualidade poética do artista gráfico, homenageado do Circuito Cultural Setembro Freire, Wlademir Dias-Pino, invade as adjacências da Praça da Mandioca para celebrar o Dia do Poeta Mato-grossense, comemorado neste dia 20. A data, instituída pela Lei 8.906, de 18 de junho de 2008, de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf, é relativa ao aniversário do poeta Benedito Sant’Ana da Silva Freire. Sendo assim, nada mais justo do que comemorar no local onde ele cresceu, a esquina das ruas 12 de Outubro e Pedro Celestino, no Centro Histórico onde morou quando criança e ainda era chamado de ‘Bugrinho’.

Nessa ação, denominada segunda edição do “Arte e Cultura na Mandioca” dentro do Setembro Freire, a programação começa às 17h no Largo da Mandioca, numa parceria do Governo do Estado através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e Casa Civil, juntamente com a Casa Silva Freire e o Gran Bazar Pac e Bendito Santo Ateliê.

Atrações 

Na programação, organizada pela diretora financeira e produtora do Setembro Freire, Keiko Okamura, um dos destaques fica por conta da reapresentação da performance da poesia de Silva Freire, “Rondon: Silêncio Orgânico de Flores” que abriu o lançamento do evento no dia 2 de setembro no Palácio Paiaguás. A performance conta com a participação de: Carlos Roberto Ferreira Marília Beatriz Figueiredo Leite, Lucas Koester, Raquel Mützemberg, Daniela Leite, Luiz Carlos Ribeiro, Wanda Marchetti, Claudete Jaudy; mixagens audiovisuais de Yuri Missawa e Willian Kanashiro e direção artística de Luiz Marchetti. A consultoria é de Maurília Valderez Amaral.

Em seguida acontece apresentação do Grupo Dancem, coordenado pela bailarina Denise França. Ela conta que denominou a coreografia de ‘A AVE QUE DANÇO’ para fazer alusão ao poema A AVE, de Wlademir Dias-Pino. Encantada, ela explica que as bailarinas, que são cadeirantes, vão ‘voar’ na Mandioca e com certeza fazer a plateia saborear a poesia através dos movimentos feitos. 

Logo depois, a escritora e imortal, Cristina Campos, fará o lançamento de hiperlink entre os sites da Academia Mato-grossense de Letras e a Casa Silva Freire sobre "O Modernismo e o Intensivismo em Mato Grosso”.

Haverá ainda show com a cadência da cantora de samba, Luciana Bonfim e a Orquestra Cuiabana de Choro e o Quarteto Brasil da Orquestra Sinfônica da UFMT. 

Parcerias e site

O Setembro Freire também conta como parceiros: Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso; Sala da Mulher; Prefeitura Municipal de Cuiabá; Tribunal de Contas do Estado e da Universidade Federal de Mato Grosso - Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Vivência.

Patrocinam a ação cultural a Gráfica Print e o advogado Amaral Augusto da Silva. O apoio cultural é da Fapemat; RG Dicke; Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância (GPPIN); Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO); Mestrado em Estudos de Linguagem (MEEL); Rede CO3; OAB-MT; Fiemt; Iphan; Seduc; Museu de Arte de Mato Grosso – MA-MT; Museu Histórico de Mato Grosso; Cena 11; Entrelinhas Editora; Livraria Nobel; Casa de Guimarães; Colégio Master; Água Lebrinha; Correia da Costa Advogados; Papelaria Dunorte e Yod Comunicação.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6132/visualizar/