Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Terça - 01 de Setembro de 2015 às 14:31
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Durante três dias representantes das 16 regionais de saúde, ligados à Superintendência da Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), vão trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos. O encontro começou nesta terça (01.09) e segue até quinta-feira (03.09) na Escola de Governo, em Cuiabá. Pela primeira vez os técnicos têm a oportunidade de sanar dúvidas e propor novas formas de trabalho.

Na prática, o trabalho dos técnicos junto à vigilância em saúde é a observação e análise permanente da situação de saúde da população por meio de um conjunto de ações, entre elas controlar riscos e danos à saúde com abordagem individual ou coletiva de possíveis problemas.

Segundo a superintendente da Vigilância em Saúde da SES, Maria de Lurdes Girardi, o encontro é técnico com demandas internas e que precisam ser aperfeiçoadas. O principal objetivo é otimizar recursos, atender a demanda de cada região e, com isso, reduzir os desafios. “Precisamos construir uma linha de trabalho com acertos e erros. Pela primeira vez reunimos os representantes das regionais e a equipe da Superintendência. Espero que seja o primeiro de muitos que virão, pois acredito que é trocando experiência que crescemos”, define Maria de Lurdes.

O técnico da Vigilância em Saúde de Barra do Garças, Cícero Antônio Nunes, afirma que o principal desafio a ser superado é a comunicação. “Por ser um trabalho que demanda relatório, tabela, entre outros detalhes é necessário que a comunicação seja a mesma para todas as unidades do estado. Creio que iremos sair do encontro com muito mais conhecimento”.

A proposta inicial é desenvolver reuniões semelhantes a cada três meses e, na mesma metodologia, traçar metas para os próximos três meses seguintes. Participaram do encontro representantes das regionais da Baixada Cuiabana, Água Boa, Peixoto de Azevedo, Pontes de Lacerda, Sinop, Barra do Garças, Juína, Rondonópolis, Colíder, Cáceres, Porto Alegre do Norte, Juara, Alta Floresta, Diamantino, Tangará da Serra e São Felix do Araguaia. 




URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6464/visualizar/