Orquestra Cicolo Italiano se apresenta amanhã no Teatro Zulmira Canavarros
Em Cuiabá, é a quarta apresentação da orquestra que em turnê vai percorrer sete municípios mato-grossenses. A primeira apresentação foi realizada em Rondonópolis. A segunda aconteceu em Primavera do Leste e a terceira em Campo Verde. Cuiabá é amanhã (2). Em Nova Mutum é no dia (4), em Lucas do Rio Verde no dia (6), encerrando as apresentações em Alta Floresta no dia (8).
O evento está sendo promovido pela Associação Italiana de Barra do Garças, entidade sem fim lucrativos, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.
Para a apresentação em Cuiabá está prevista a presença do Embaixador da Itália no Brasil, Rafaelle Trombetta; do Consul Geral, Michele Pala e do diretor do Instituto de Cultura Italiana no Brasil, Renato Poma.
Para o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado Ondanir Bortolini, Nininho (PR), o sucesso do evento é uma prova de que Mato Grosso está no caminho certo de se tornar referência à cultura da Itália no Brasil.
“A presença em peso das pessoas nas apresentações demonstra a necessidade de se promover mais eventos desse nível em todo o estado”, destacou Nininho.
De acordo com um dos organizadores da turnê, Mário Buri, a proposta das autoridades italianas em Cuiabá é para selar uma parceria cultural entre os governos de Mato Grosso e da Itália.
“A ideia é fechar também uma parceria com a UFMT para o ensino da língua italiana, e posteriormente à realização de intercambio com estudantes desse idioma”, disse Buri.
Em relação às três apresentações já realizadas pela orquestra, Mário Buri afirmou que foram bastante aplaudidas pelo público. A última apresentação realizada em Cuiabá foi em 2013, em parceria com a Orquestra da UFMT.
“O povo nos recebeu com muito entusiasmo. A orquestra foi aplaudida em pé. Por isso, vejo a necessidade de levar a cultura italiana a todas as cidades mato-grossenses. Na última apresentação em Cuiabá levamos 20 mil pessoas ao show”, explicou Buri.
As apresentações nas sete cidades estão sendo feitas por três cantores – dois tenores e um soprano, um pianista e pelo quinto da Orquestra Juvenil de Mato Grosso. A primeira apresentação da orquestra aconteceu em 2006, em Barra do Garças com o quinteto da Orquestra Sinfônica da Scala de Milão.
Os três cantores líricos italianos são Cristian Di Gregorio, Marco Di Gregorio e Margherita Buri. Eles terão a companhia da pianista Denise Trintadue. Com o repertório variado, a turnê conta ainda um quinteto de cordas de integrantes da Orquestra Sinfônica Jovem de Mato Grosso.
Homenagem
Este ano a associação está homenageando os cantores Frank Sinatra e Edith Piaf. Eles são descendentes de italianos. O pai de Sinatra – Antônio Martino Sinatra - imigrou para os Estados Unidos em 1903. Em 2015, Sinatra completaria 100 de idade se estivesse vivo.
Já Édith Piaf é francesa. Se estivesse viva completaria 100 anos de idade. Segundo Mário Buri, é uma das mais conceituadas – apesar da origem francesa, mas descendente de italiano – cantoras em território italiano.