Lei institui Dia Estadual da Adoção de Animais
Em vigor desde julho do ano passado, a nova lei deverá ser amplamente divulgada como forma de chamar a atenção às ações que serão feitas em parceria com a sociedade organizada. Nas escolas, por exemplo, palestras educativas poderão ser apresentadas com a abordagem sobre os cuidados com a saúde dos animais, o combate ao abandono e a importância da adoção.
Fabris destaca que a data escolhida é a mesma em que se comemora, desde 1930, o Dia Mundial do Animal. Data da morte de São Francisco de Assis, considerado o Santo protetor dos animais. “O dia estadual de adoção de animais vai reforçar as campanhas de conscientização, proteção aos animais e ao meio ambiente. Também vai amparar os que são abandonados ou vítimas de maus tratos”.
De acordo com o parlamentar, a instituição da data se deve ao alto índice de registros de crimes contra animais. Abandono e maus tratos lideram o ranking. O parlamentar destaca ainda, a caça predatória e o comércio ilegal como crimes que contribuem para a extinção de muitas espécies. Outro fator se refere à destruição do meio ambiente que afeta diretamente o habitat natural dos animais silvestres.
Destaca a iniciativa adotada em Santo André, São Paulo, onde o dia da adoção acontece numa feira livre, com a atenção de veterinários e agentes de controle de zoonoses para prestar esclarecimentos sobre os cuidados necessários com o animal disponível à adoção. “É perfeitamente possível promover e estimular a população mato-grossense a adotar um animal que precisa de proteção”.