Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 26 de Agosto de 2015 às 10:43
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 O Centro de Referência em Direitos Humanos (CRDH), vinculado a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), firmou parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), para realizar o primeiro curso de Operador de Computador voltado para a população vulnerável. Com carga horária de 160 horas, o treinamento começou na segunda-feira (24.08) e segue até 20 de outubro. 

Na abertura do evento, o secretário adjunto de Direitos Humanos, Zilbo Bertoli Júnior, destacou a importância de construir mecanismos de inserção social, de garantia dos direitos fundamentais e acesso a serviços indispensáveis à cidadania. “Temos o compromisso de proporcionar um tratamento igualitário, minimizando os prejuízos impostos a determinados grupos excluídos de certos segmentos sociais, econômicos e culturais. Essas iniciativas são fundamentais para conceder oportunidades e avançarmos na direção da sociedade que almejamos”, destacou o gestor. 

Participam do projeto 15 alunos que se enquadram em algum dos perfis de vulnerabilidade atendidos pelo CRDH. As aulas acontecem de segunda a sexta, das 07h30 às 11h30. Ao final do curso todos os alunos que preencherem os requisitos de frequência e aprendizado receberão o certificado de conclusão. 

O plano de inclusão social desenvolvido pelo Centro também pretende fazer o encaminhamento dessas pessoas para o mercado de trabalho. Através da articulação com outros órgãos, os alunos serão cadastrados no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e orientados para outras qualificações em alguma das unidades do Sistema S (Senai, Senac, Sesi, Sesc). 

Estiveram presentes na abertura do curso, a coordenadora pedagógica do Senac, Aline Moraes de Carvalho Silva, a coordenadora do CRDH, Eliane Ferreira M. de Almeida, professores do Senac e equipe do CRDH. 

Centro de Referência em Direitos Humanos 

O CRDH é um espaço de promoção da cidadania cujas atividades se baseiam no respeito aos direitos humanos, no enfrentamento das situações de preconceito e violências de todas e quaisquer formas de exclusão e de intolerância. São oferecidos serviços como assessoria jurídica, psicossocial, mediação de conflitos, além de ações sociais e campanhas educativas. 

Denúncias de violação dos direitos humanos podem ser feitas pelo telefone: 3624-4730, pelo email:centrodereferenciadh@sejudh.mt.gov.br, ou pessoalmente na rua Pedro Celestino, n° 291, Centro.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6601/visualizar/