Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quarta - 26 de Agosto de 2015 às 10:29
Por: Da Redação TA c/ Assessoria

    Imprimir


 Em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, por meio da Superintendência de Atenção Básica antecipa a data com ação educativa nesta sexta-feira (28), das 08 às 11 horas no Terminal de Integração André Maggi. As ações serão de blitz educativa, aferição de pressão e testes de glicemia.

Como forma de despertar a atenção das pessoas que transitam pelo local, técnicos da saúde vão promover abordagem educativa na sensibilização de que o cigarro faz mal à saúde. Na abordagem será lançado aos fumantes um desafio simbólico. O fumante que aceitar entregar o cigarro receberá em troca um bombom. “Resolvemos trabalhar a data de combate ao fumo de uma forma simples, mas com uma grande importância.

Dessa forma queremos sensibilizar a sociedade de que o fumo traz graves consequências à saúde. A troca do cigarro por um bombom é a interatividade que desejamos para sensibilizar o sobre o mal que o fumo traz à saúde”, disse a enfermeira responsável pelo Programa Hiperdia (Hipertensão e Diabetes) da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Amanda Cristina de Oliveira.

Amanda informou ainda que, aproveitando o local de grande acesso populacional, os técnicos estarão aferindo a pressão arterial, realizando teste de glicemia capilar e fazendo a distribuição de panfletos educativos sobre o tabagismo com informações sobre as consequências dos malefícios do fumo, cuidados, formas de prevenção e dicas de hábitos saudáveis. “Procuramos sempre em datas comemorativas realizar ações que despertem a atenção das pessoas para a importância dos cuidados com a saúde”, completou Amanda.

 

 

COMEMORAÇÃO

Criado em 1986 pela Lei Federal nº. 7.488, o Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população brasileira para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco.

 

No Brasil,  o INCA é o órgão do Ministério da Saúde que coordena o Programa Nacional de Controle do Tabagismo. O Programa visa à prevenção e à cessação do tabagismo na população por meio de ações que estimulem a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis e que contribuam para a redução da incidência e da mortalidade por câncer e doenças tabaco-relacionadas no país.





URL Fonte: https://toquedealerta.com.br/noticia/6602/visualizar/