Professores de Várzea Grande retornam as aulas na segunda-feira
Em assembleia geral realizada na manhã desta sexta-feira (21), os professores de Várzea Grande aceitaram a contraproposta da Prefeitura e decidiram encerrar a greve e voltar ao trabalho na próxima segunda-feira (24).
O presidente do Sintep/VG, Gilmar Soares, disse que os avanços nas negociações e considerado a contraproposta apresentada como melhor do que a discutida em audiência no Tribunal de Justiça de Mato Grosso.
"A proposta da recomposição salarial que enviamos para a Prefeitura ficou mantida, que é de 9% para toda a categoria dos profissionais de educação já inclusa na folha de pagamento do mês de agosto/2015. A recomposição salarial de 4,66% será aplicada na folha de pagamento do mês de janeiro de 2016 para os servidores efetivos da Educação. Já para os servidores contratados o pagamento será realizado em dezembro de 2015", explicou Gilmar.
Outro ponto positivo nas negociações, segundo ele, foi a data base da categoria ser mantida em janeiro de 2016, e o pagamento da reposição salarial ser efetuado a partir do mês de agosto, devendo o retroativo ser pago de forma parcelada aos profissionais.
De acordo com o sindicalista, a paralisação foi deflagrada porque a Prefeitura não concedeu o reajuste salarial de 13,66% para a categoria, além de não oferecer melhorias nas condições de trabalho e nas estruturas das escolas municipais. "A greve teve o apoio dos 3,5 mil profissionais da educação, atingiu as 84 escolas do município e deixou 23 mil alunos sem aula durante 19 dias", destacou.
Gilmar ressalta que a nova proposta foi aceita pelos professores, mas a categoria vai ficar atenta às promessas da administração, principalmente em relação aos pagamentos retroativos dos professores contratados.