Prefeito oferece apoio da prefeitura ao Festival do Japão 2015
O festival está em sua 4ª edição e deve reunir 100 mil pessoas em uma área de 20 mil m², sendo considerado o maior evento da comunidade nipo-brasileira do Estado, que em Cuiabá e Várzea Grande possui mais de 10 mil pessoas.
Para o prefeito, o festival tem tudo para se tornar um dos mais tradicionais da capital e já faz parte do Calendário Oficial do Turismo de Cuiabá. “Acho este festival muito importante. Movimenta um público expressivo e vamos participar em respeito à tradição que o festival, em tão poucos anos de existência, conquistou”, disse.
Neste ano, o evento vai reunir 100 artistas nacionais e internacionais para apresentações artísticas e esportivas. Nas artes, o festival vai oferecer shows de mágica, oficina de origami, música tradicional como o taikô (tambores) e danças folclóricas, além da eleição da Miss Nikey 2015 e um espaço kids.
Já nos esportes, haverá a prática e o ensino do críquete japonês, tênis de mesa e artes, marciais, bem como uma máquina da Major League de Beisebol, para que o público possa treinar rebatidas.
No quesito culinária, o festival promete agradar a todos os gostos. A praça de alimentação terá 42 estandes instalados para oferecer diversos pratos da culinária japonesa e deve ser realizado, em parceria com o Sebrae, uma oficina de sushi.
“Queremos trazer a cultura japonesa para mais perto dos cuiabanos e realizar um grande festival, pois no ano passado não ocorreu em decorrência da Copa do Mundo. Para isso, estamos nos esforçando para oferecer um espaço melhor e maior. Queremos que as pessoas possam conhecer e desfrutar da rica cultura japonesa”, afirmou Yuji Izawa, presidente da Associação Nipo de Cuiabá e Várzea Grande.
De acordo com o secretário Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, a realização do evento tem sido acompanhada de perto, pois contribui, principalmente, para que o engrandecimento da cultura regional.
“É um evento de difusão da cultura nipo-brasileira aqui em Cuiabá e já tomou proporções enormes, pois não é só a colônia japonesa que participa, mas Cuiabá inteira, de modo geral, espera participar deste evento. A prefeitura novamente vai se esforçar para realizar este evento tão importante para o nosso calendário cultural”, afirmou.
O Festival do Japão 2015 terá entrada gratuita e funcionará das 18h às 23h. Além da Prefeitura de Cuiabá, o Governo do Estado, o Consulado do Japão no Brasil e o Japan International Cooperation Agency (JICA) apoiam o festival.
Também participaram da reunião os integrantes da comunidade japonesa Toshio Ide, Mario Ueno, Sergio Kobayashi e Masami Harima.