Os trabalhos vão identificar se houve ou não participação de servidores públicos. Uma comissão formada por três servidores efetivos farão o acompanhamento de todo processo investigatório, que deve ser concluído em 60 dias.
Será observado e apurado atos ilegais e/ou antieconômicos praticados contra o erário público. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Cassius Clay de Azevedo os medicamentos vencidos encontrados no Centro de Zoonozes e nas Unidades deveriam ter sido utilizados para tratamento de doenças como epilepsia, convulsão, gastrite, úlcera, infecção urinária, parasitose intestinal, dor e febre.
“Estamos deparando com uma situação fruto de má gestão do dinheiro público. O nosso papel é o de detectar e denunciar. O processo de catalogação é um pouco demorado devido ao montante de medicamentos que passa pela verificação de prazos de validade, lotes, empresas e tipos. Após a conclusão desse levantamento, além de abrir Processo Administrativo Interno estaremos encaminhando para as Autoridades competentes o relatório desses novos casos”, explicou.
Cassius Clay esclarece ainda que quando foi feito o transporte dos medicamentos do Centro de Zoonozes e das Unidades para o depósito foi encontrado no local de armazenagem equipamentos médicos hospitalares sucateados.
Estavam lá jogados no depósito da Prefeitura sete incubadoras utilizadas em UTI’s neonatal, aparelhos de Raios-X, camas hospitalares, aparelho de foco cirúrgico e armários.
“Esses equipamentos deveriam ter sido no mínimo reutilizados após conserto, mas o que virou foi sucata. Isso demonstra mais um descaso com a população que necessita desses investimentos que foram feitos e não utilizados. O que podemos classificar que essa situação toda se trata de crime social. Sobre os equipamentos médico hospitalares também passarão por triagem e será objeto de investigação."