Nova rodovia reduz distância entre cidades
Também chamada de Rodovia da Integração, a MT-030 teve a sua construção aprovada em lei há pelo menos cinco anos. Em 2014, passou por licitação para escolha de empresa para elaboração do projeto de implantação. Porém, a vencedora ainda aguarda ordem de serviço.
O projeto de lei original foi apresentado pelo então deputado estadual Otaviano Pivetta e sancionado em outubro de 2008 pelo ex-governador e atual senador Blairo Maggi. Recentemente, a proposta foi retomada pelo deputado estadual Ondanir Bortolini, o Nininho, que, junto com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf, esteve na Secretaria de Transporte e Pavimentação (Setpu) para pedir agilidade no processo para o início das obras.
Como ainda não há uma definição de onde sairão os recursos, a expectativa é de que o projeto seja incluído no Programa Regional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).
"Não tem uma obra mais importante ligada ao turismo e à segurança nas estradas do que essa rota alternativa pela MT-030, uma vez que é impraticável a duplicação da MT-251 por conta de impactos ambientais”, disse Nininho por meio da assessoria de imprensa.
Pelo projeto, a rodovia tem inicio no final da Avenida Dante de Oliveira (antiga dos Trabalhadores), região dos Três Barras/Dr. Fábio, seguindo em linha reta até o quilometro 14 da MT-251, nas proximidades do Mirante, que fica após o centro urbano de Chapada em direção a Campo Verde.
O traçado fica fora dos limites do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o que não implicaria em impactos ambientais sobre a área de amortecimento da rodovia.
De acordo com Nininho, o projeto da estrada compreende uma plataforma de 12 metros de largura com pista de rolamento e 2,5 metros de acostamento dos dois lados, onde serão feitas ciclovias. “Dessa forma proporcionaremos uma estrada mais segura e incentivaremos a prática de esportes, além de proporcionar qualidade de vida com esta obra”, avalia.
O deputado argumenta que a estrada ajudará no escoamento da safra e no recebimento de insumos procedentes da área de influência da BR-070, nos municípios de Campo Verde, Primavera do Leste, Paranatinga, Nova Brasilândia, Novo Santo Antônio, Chapada dos Guimarães entre outros.
Para ele, a MT-251 tem uso limitado, tanto pelos fatores econômicos e históricos, determinados à época de sua criação, quanto pelo aumento das cargas rodoviárias que evoluíram além da capacidade estrutural da rodovia, danificando a pista e prejudicando a trafegabilidade. A reportagem procurou a Setpu para falar sobre o assunto, mas não obteve retorno ou resposta.